Uma ação integrada de fiscalização da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, desencadeada na quinta-feira, 14, vistoriou estabelecimentos comerciais e veículos em diversos bairros da cidade. Os trabalhos iniciaram pela manhã e se estenderam até a noite, mobilizando cerca de 60 servidores, entre agentes da Guarda Municipal (GM), fiscais da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da COMUR e do Procon/NH.
A operação visou inspecionar os locais, checando se eles atendem às normas da vigilância sanitária, se atuam de acordo com os alvarás de funcionamento e se atendem o que rege a legislação consumerista. Em paralelo às ações no comércio, a GM abordou 45 veículos, incluindo caminhões, com o intuito de fiscalizar a carga transportada.
Ao todo, foram fiscalizados 10 estabelecimentos comerciais, entre eles duas casas noturnas. O trabalho resultou em duas interdições cautelares de estabelecimento, cinco autuações da Vigilância Sanitária, uma interdição cautelar de produto, sete notificações da SEDEC, um encerramento de atividades e um auto de infração.
Denúncia de motorista de aplicativo resulta em prisão
Durante a operação, a Guarda Municipal foi acionada por um motorista de aplicativo sobre uma situação suspeita envolvendo uma solicitação de corrida. Ao perceberem a chegada dos agentes, eles cancelaram o chamado e tentaram fugir da viatura deslocada para o local.
Após buscas, os agentes realizaram a abordagem e efetuaram a prisão de um homem de 20 anos e a apreensão de um menor, de 17 anos. Com os suspeitos foi localizado um simulacro de arma de fogo. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo.