Negócios

Estudo SAP com executivos do setor de saúde aponta tendências para 2019

A SAP SE (NYSE: SAP) anunciou os resultados de uma pesquisa com executivos do setor de saúde, realizada pela Porter Research para a SAP. O estudo entrevistou 100 CEOs, CFOs e CIOs do segmento para conhecer com profundidade as principais questões relacionadas aos sistemas de saúde e como eles vão priorizar novos investimentos em tecnologia nos próximos três anos.

O levantamento aponta que em 2019, os sistemas se concentrarão em como abordar as pressões de custo, em grande parte decorrentes de reembolsos, juntamente com o aprimoramento da experiência dos pacientes. As empresas do setor estão investindo em soluções que apoiem os departamentos financeiros, melhorem o engajamento dos pacientes, permitam a interoperabilidade e garantam a visibilidade dos dados em toda a organização.

Segundo os executivos consultados, os elementos necessários para reduzir custos e melhorar a experiência dos pacientes dependem de ampliar a eficiência operacional, viabilizar a interoperabilidade, aumentar a visibilidade dos dados e melhorar o engajamento dos pacientes. A maior visibilidade em toda a organização de saúde contribuirá para transformar dados em inteligência, reduzindo, assim, os custos. Com essa visibilidade, os entrevistados acreditam que o sistema de saúde poderá elevar a produtividade e a capacidade dos recursos, além de reduzir os gargalos de agendamento.

“O setor de saúde está sob pressão para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento com o cliente. A superação desses desafios passa necessariamente pelo investimento em soluções de gestão que tragam uma visão clara sobre a operação e as informações necessárias para a tomada de decisões. Na SAP focamos no atendimento cada vez mais consultivo, para entender as necessidades dos grupos hospitalares, medicina diagnóstica e empresas do setor em seus processos de digitalização da operação”, explica Margareth Amorim, especialista em Transformação Digital para a Saúde e Educação na SAP Brasil.

Desafios do setor: prioridades para os executivos da área de saúde

O setor de saúde continuará buscando formas de reduzir custos. Os entrevistados concordam que a tecnologia será fundamental para ajudá-los a ter melhor eficiência, que só poderá ser alcançada por meio da interoperabilidade dos sistemas e da capacidade de operar de forma a garantir mais visibilidade e inteligência necessárias para identificar falhas nos processos.

A migração para um modelo que coloque o paciente no centro das operações continuará sendo prioridade para os provedores da área de saúde, que vão procurar melhorar a experiência dos pacientes usando meios quantitativos e mensuráveis. A modernização da experiência dos pacientes virá do compartilhamento de dados entre prestadores, operadoras, governo e indústria.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios