Rio Grande do Sul

Projetos Raros celebra a arte de Dick Miller

Na próxima sexta-feira, 1º, às 20h, o Projeto Raros exibe na Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) o filme Um Balde de Sangue (A Bucket of Blood, 1959, 66 minutos), de Roger Corman. A obra é uma das poucas protagonizadas pelo lendário ator Dick Miller, morto no final de janeiro, aos 90 anos com quase 200 obras no currículo. Com entrada franca, projeção digital e legendas em português, a sessão será comentada pelo crítico Carlos Thomaz Albornoz e pelo pesquisador Marcelo Severo.

Sinopse – Em Um Balde de Sangue, Dick Miller é Walter Paisley, um garçom sem talento que sonha em se tornar artista. Quando acidentalmente mata o gato de sua vizinha e cobre o corpo de gesso para esconder as provas, o homem acaba aclamado como um grande escultor. Mas o reconhecimento artístico trará consequências mórbidas para a vida de Walter. Filmado em cinco dias, com o roteiro de Charles B. Griffith (A Loja dos Horrores, Attack of the Crab Monsters, A Besta da Caverna Assombrada), Um Balde de Sangue é uma das comédias mais mordazes da filmografia de Corman.

O Ator – Dick Miller começou a carreira de ator em 1955, no faroeste O Pistoleiro Solitário, dirigido por Roger Corman, com quem desenvolveu uma longa e prolífica parceria nas décadas seguintes. Miller também trabalhou com grandes pupilos de Corman como James Cameron, Jonathan Demme e Paul Bartel. Tornou-se presença obrigatória na filmografia de Joe Dante, em papéis pequenos mais essenciais em filmes como Piranha, Gremlins, Grito de Horror e Viagem Insólita. Miller também participou de filmes icônicos como Cão Branco, de Samuel Fuller, Depois de Horas, de Martin Scorsese, e 1941: Uma Guerra Muito Louca, de Steven Spielberg.

Um Balde de Sangue (A Bucket of Blood)
Estados Unidos, 1959, 66 minutos, digital
Legendas em português
Direção: Roger Corman
Elenco: Dick Miller, Ed Nelson, Bert Convy

Programação
28 de fevereiro a 1º de março

28, quinta-feira
14h – O Pecado Mora ao Lado
16h – Homem Livre
18h – Conto de Verão
20h – 4x Bruce Baillie

1º de março, sexta-feira
14h – Piquenique na Montanha Misteriosa
16h – Homem Livre
18h – A Lei do Desejo
20h – Projeto Raros (Um Balde de Sangue, de Roger Corman)

Botão Voltar ao topo