Porto AlegreRio Grande do Sul

Carnaval de rua agita Porto Alegre

Folia leva 25 mil foliões à Cidade Baixa nesse sábado

Mais de 25 mil foliões lotaram o trecho da Rua da República, entre a José do Patrocínio e a João Alfredo, nesse sábado, 2, na abertura do circuito Cidade Baixa do Carnaval de Rua de Porto Alegre. A festa contou com show do bloco Panela de Samba e da Banda DK. O DJ Duda também levou alegria para a rua, com muito samba e hits da música POP.

Para garantir a segurança e a circulação de todos os foliões, o trio elétrico ficou parado na Rua da República, sem fazer o trajeto previamente estabelecido dentro do bairro. Independente disso, famílias, jovens e adultos de todas as idades curtiram mais um dia de festa, embalados por clássicos do samba, hits da MPB e outros temas famosos de Carnaval. “O reencontro do Carnaval com a Cidade Baixa foi realmente inspirador”, comenta o secretário-adjunto de Cultura, Leonardo Maricato.

Bloco Panela de Samba – Formado por um grupo de amigos do bairro Jardim Botânico, em 2012, o bloco Panela de Samba abriu o seu show brincando com os foliões, incentivando a participação de todos e prestando uma referência às escolas de samba de Porto Alegre. Liderados por Mestre Inho, os músicos do grupo deixaram o público extravasar muita alegria, durante as quatro horas de apresentação, ao som de sambas-enredos famosos de artistas como Tim Maia, Sandra de Sá, Art Popular e Banda Eva.

A estrutura do evento incluiu banheiros químicos, 50 agentes de segurança privada, equipes de apoio, food park, duas UTIs móveis e caminhão-bar. “Já participamos de alguns desfiles em outros lugares, mas viemos hoje para a Cidade Baixa porque nos sentimos seguros aqui”, declarou o casal de foliões Bruno e Francine. “O Carnaval de rua na Cidade Baixa, apesar de reunir bastante gente, é tranquilo para quem quer se divertir, com amigos ou com a família. Nós queremos voltar nos outros dias e ir também na orla”, completaram os dois.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre segue nesta terça-feira, 5 de março, com os blocos Rua do Perdão e Deixa Falar, também no Circuito Cidade Baixa. Confira a programação completa, com desfiles até o dia 24 de março:

5 de março, terça- feira – Circuito Cidade Baixa
Rua do Perdão, 14h – Concentração Rua da República em frente ao Teatro Túlio Piva. Bloco “parado” das 15h às 21h.
Deixa Falar, 15h – Concentração na Rua da República esquina Lima e Silva. Bloco “parado” das 16h às 21h.

9 de março, sábado – Circuito Cidade Baixa
Panteras do Samba, 12h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 13h às 15h.
Maria do Bairro, 14h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 15h às 18h.
Areal da Baronesa do Futuro, 17h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile 18h às 21h.

10 de março, domingo – Circuito Cidade Baixa
Ziriguidum, 14h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 15h às 18h.
Bloco do Isopor, 17h – Concentração Praça Garibaldi. Desfile das 18h às 21h.

16 de março, sábado
Circuito Centro Histórico
Olha o Passarinho do Mario, 16h – Concentração Casa de Cultura Mario Quintana. Desfile das 17h às 21h.

Circuito Orla do Guaíba
Bloco do Bartira – 14h, Concentração em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 15h às 18h.
Puxa Que É Peruca, 16h – Concentração em frente à Praça do Canhão, Parque Marinha do Brasil. Desfile das 18h às 23h.

17 de março, domingo – Circuito Orla
Tem Tudo Para Dar Errado, 13h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.
Os Dinobicos, 15h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão. Desfile das 17h30 às 20h30.
Gonhas da Folia – 17h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h30 e 23h30.

23 de março, sábado – Circuito Orla
Da Malvina, 12h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 13h às 16h.
Bloco Afrotche e B Loukos – 15h Concentração Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiv. Desfile da 16h às 19h.
As Cores da Cidade, 18h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 19h às 23h.

24 de março, domingo – Circuito Orla
Ai Que Saudade do Meu Ex, 9h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiva. Desfile das 10h às 13h.
Do Guerreiro, 13h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.
Filhos do Cumpadi Washington, 16h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Av Edvaldo Pereira Paiva. Desfile das 17h às 20h.
Império da Lã, 19h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, frente à pista de skate Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem patrocínio Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção Impacto Vento Norte e realização Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Botão Voltar ao topo