EmpregoSanta Catarina

Desemprego é menor no interior dos estados brasileiros

O desemprego atingiu com menor intensidade o interior dos estados, de acordo com dados do quarto trimestre de 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). A taxa de desocupação do interior foi menor que das regiões metropolitanas em 21 estados, com exceção de Acre, Roraima, Mato Grosso do Sul e Goiás, que tiveram a desocupação maior no interior, e da Bahia, onde a taxa ficou igual.

Assim, os dados mostram que quando a taxa de desocupação é menor no interior, é a região metropolitana e a capital que puxam o desemprego no estado. A maior diferença foi no Amazonas, onde a taxa de desocupação variou de 9,1% no interior para 14,4% no estado. A segunda maior diferença foi no Espírito Santo, onde o desemprego subiu de 8,2% no interior para 10,2% no estado, seguido por Rondônia, de 7,2% para 9% e São Paulo, de 10,8% para 12,4%.

Embora a taxa de desocupação seja menor no interior, a pesquisa mostra que parte das pessoas consideradas empregadas estão subocupadas por insuficiência de horas, ou seja, trabalham até 40 horas por semana, mas gostariam de trabalhar mais. Em 19 unidades da federação, a taxa de subocupação no interior foi maior que no estado. No Sergipe, por exemplo, a taxa de desocupação é de 13,7% no interior, mas a de subocupados chega a 23,7%. No interior do Ceará, o desemprego é de 9,2%, enquanto a subocupação chega a 16,9%, e no Piauí passa de 11,7% para 25,9%.

A partir dessa constatação, o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, ressalta a importância dos indicadores de subutilização e subocupação de mão de obra, propostas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2013, e utilizadas na PNAD Contínua desde 2016. Segundo ele, a avaliação do mercado de trabalho apenas pela taxa de desocupação pode gerar distorções. “Se não tivéssemos hoje as medidas completas de subutilização da força de trabalho propostas pela OIT, e utilizássemos apenas a taxa de desocupação, ia parecer que o interior tem uma situação mais favorável que a das regiões metropolitanas e capitais”, explica Azeredo.

Cimar explica que a análise do mercado de trabalho no interior é importante porque o contingente de população com mais de 14 anos é maior no interior de 22 estados, superando 70% em nove unidades da federação. Por exemplo, o contingente de pessoas nessa faixa que mora fora das regiões metropolitanas chegava a 85% em Santa Catarina, 81,5% no Tocantins e 77,9% no Maranhão. A situação de desigualdade entre o interior do país e as regiões metropolitanas leva a necessidade de se criar políticas públicas diferenciadas que possam melhorar a qualidade do mercado de trabalho e da renda no interior.

Botão Voltar ao topo