NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

São Leopoldo: ACIST-SL completa 99 anos hoje

Nesta quinta-feira, 21, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo completa 99 anos de fundação. A data será lembrada durante o Momento do Empreendedor e a comemoração está agendada para o dia 28 de junho.

Fundada em 21 de março de 1920, a ACIST-SL congrega 400 empresas associadas e quase um século atuando na defesa da classe empresarial e no desenvolvimento econômico do município.

Desde sua implantação, a entidade tem contribuído diretamente para o desenvolvimento da cidade, como a melhoria da estrada de ferro que ligava São Leopoldo a Porto Alegre; a criação da Escola Frederico Guilherme Schmidt para a formação de técnicos para atuar na área industrial; a não divisão da cidade com a vinda da Trensurb (como ocorreu com os municípios vizinhos); a construção da Fundação Casa Aberta para abrigar crianças e adolescente em situação de risco; o protagonismo na implantação do Parque Tecnológico Tecnosinos; o apoio para a melhoria da Segurança Pública e para a implantação do Medical Valley; a criação de Núcleos Setoriais para o fortalecimento das empresas de pequeno porte e a presença diversos órgãos e instituições; dentre outras iniciativas.

Para o presidente da ACIST-SL gestão 2018/2019, Oldemar Brahm, é um grande desafio estar à frente de uma entidade com esta trajetória, mas também é uma forma de retribuir o apoio recebido ao longo dos anos. “O associativismo é um dos modelos mais importantes para o fortalecimento e o crescimento empresarial”, ressalta. O maior exemplo, segundo ele, é o Parque Tecnológico Tecnosinos, que surgiu dentro da Associação e foi amplamente apoiado pelos demais membros da sociedade, como o poder público e as instituições.

Para celebrar a data, no dia 28 de junho será realizado um jantar, no Villa Petit Espaço de Eventos.

Estrutura

A ACIST-SL está localizada no 5º andar do Palácio do Comércio, na Rua Lindolfo Collor, 439. O prédio foi inaugurado em 1977, durante a gestão de José Aury Klein. As instalações oferecem salas de reuniões, dois miniauditórios e um auditório para 90 pessoas, que podem ser locados para associados e não associados.

No Bairro Jardim América está localizada a Sede Social, que permite eventos corporativos e sociais para associados. É composta por duas construções, sendo uma com capacidade para 200 pessoas e outra, o Rancho Normélio Bitello, abriga 70 pessoas.

Soluções

Um grupo de soluções é oferecido para os associados visando desde capacitações a planos de saúde e educação. A Rede de Vantagens proporciona a ampliação de negócios entre associados, estimulando descontos nos produtos e serviços. A lista completa das soluções está no site da entidade.

Botão Voltar ao topo