NegóciosRio Grande do Sul

Fazenda RAR é premiada na criação de bezerras

Empresa, localizada em Vacaria/RS, foi reconhecida entre 50 fazendas de todo o país pelo ganho de peso de novilhas na fase de aleitamento. O cuidado especial resulta na produção de excelência do queijo tipo Grana, em que a RAR atua de forma pioneira.

Sediada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, a Fazenda RAR recebeu recentemente o prêmio AltaCRIA pela excelência na criação de bezerras. A empresa foi a primeira colocada no quesito maior ganho de peso na fase de aleitamento, em uma avaliação que contou com 50 fazendas do segmento leiteiro de todo o país, ao longo de 2018. Idealizada por Raul Anselmo Randon, a RAR possui linha de queijos, lácteos e outros produtos, que conta com 120 itens. No mais recente ranking de produção de leite no Brasil, divulgado pela Milk Point, a empresa figura como a maior no RS, com produção média diária de 23.907 litros.

O programa de avaliação AltaCRIA é realizado por um grupo de especialistas na área de zootecnia, baseado no padrão ouro de criação de bezerros nos Estados Unidos. Ao final de cada ano, as fazendas que atingem os melhores indicadores são reconhecidas. “A fase de aleitamento do rebanho, que dura em média 90 dias, é extremamente importante e influencia diretamente na produtividade. Não basta alimentar as novilhas, é preciso muito empenho para que se desenvolvam de maneira saudável e, assim, consigamos manter a qualidade do leite produzido pelo futuro do rebanho”, afirma Ângelo Lacerda Serrano, gerente da Fazenda RAR.

ALTA CRIA

O AltaCRIA, programa desenvolvido pela empresa Alta Genetics, tem por objetivo conhecer e gerenciar os principais dados zootécnicos na fase de cria na pecuária de leite, gerando uma importante ferramenta para a tomada de decisão de manejo e nos rumos da ciência nacional. A metodologia consiste em um levantamento de informações por questionários aplicados aos produtores e pelo envio de dados, sendo possível definir estratégias, realizar benchmarking, comparar resultados, além de ser um banco de dados valioso para a criação de bezerras leiteiras. A Alta Genetics está presente em mais de 90 países e faz parte do grupo Koepon Holding, uma das maiores organizações privadas de agricultura e agronegócios do mundo, com um rebanho holandês de cinco mil matrizes em produção.

PRIMEIRO QUEIJO TIPO GRANA FORA DA ITÁLIA

Um dos segredos na produção de queijo é o leite utilizado. Assim acontece com a RAR. Todo cuidado e alto padrão desde a criação das bezerras, passando por todas as etapas da produção do leite, resulta na maior jóia da empresa, o Gran Formaggio. Primeiro queijo tipo Grana a ser produzido fora da Itália, segue toda a cultura clássica de fabricação, que inclui a utilização de um leite cru de altíssima qualidade. “Para atingir o ponto ideal, o Gran Formaggio requer um leite de alto nível, que é parcialmente desnatado, resultando em um queijo com baixos índices de colesterol e sódio. O processo manual, que envolve um longo período de maturação, confere a granulação marcada e o sabor requintado característicos do produto”, explica Sérgio Martins Barbosa, diretor-superintendente da RAR. São no mínimo 12 meses, após um trabalho artesanal, que une antigos rituais a mais avançada tecnologia do setor.

RAR A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 12 rótulos entre vinhos e espumantes.

 

Botão Voltar ao topo