Rio Grande do Sul

Biblioteca itinerante EducaKombi é novidade da Seduc

Uma Kombi em desuso acaba de virar uma biblioteca ambulante, e toda colorida. A proposta de levar literatura e contação de histórias sobre rodas, a todos os cantos do RS, é da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

A iniciativa ganhou a parceria do artista urbano Lucas Anão e de estudantes do 6º ao 9º ano da Escola de Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis, no bairro Jardim Floresta, na capital. Durante a tarde da última quarta-feira (27), eles grafitaram a lataria da veículo, conhecida agora como EducaKombi, e uma estante que servirá de biblioteca.

Os stencil (moldes) e as tintas coloridas dos sprays manifestam o que os alunos entendem por educação: amor, sabedoria, coragem, respeito entre outros. Isso e muitos desenhos que expressam seus desejos por uma educação de qualidade estão expostos no veículo, antes branco e sem brilho. Os bancos do automóvel darão lugar a prateleiras no próximo passo do projeto que, em breve, passará a circular por escolas e eventos de literatura no estado.

Literatura para visitantes

Quem visitar a Seduc, no Centro Administrativo do Estado, agora vai ver, na entrada, um antigo armário recém grafitado. De cara nova, servirá de biblioteca aos visitantes. A escola Aurélio Reis, escolhida para integrar o projeto, atende em tempo integral. Desde o início do ano, os estudantes aprendem sobre a importância da arte e da leitura reunidas. O artista urbano Lucas Anão, 37 anos, é ex-estudante da rede estadual e desenvolve em escolas seu trabalho com o intuito de apresentar o poder transformador do grafite aos jovens.

Botão Voltar ao topo