Negócios

Guerra entre serviços de entrega de mantimentos na China

Batalha aquece com a entrada da Meituan no mercado de refeições

O serviço de entrega de comida rápido e acessível tem sido uma mudança de vida para muitos chineses que trabalham, mas alguns ainda preferem preparar suas próprias refeições. Essas pessoas podem não ter tempo para comprar ingredientes frescos de lojas físicas, então as startups e grandes empresas chinesas estão tentando tornar as refeições caseiras mais fáceis para os trabalhadores ocupados, enviando legumes e carnes para as portas das residências.

O setor de alimentos frescos na China registrou 4,93 trilhões de yuans, equivalente a (US $ 730 bilhões) em vendas totais no ano passado, crescendo firmemente de 3,37 trilhões de yuans em 2012, segundo dados coletados pela Euromonitor e pela Hua Chuang Securities. A maioria dessas transações ainda acontece dentro de mercados úmidos e supermercados, deixando ao varejo on-line, que representou apenas 3% do total das vendas de produtos de mercearia em 2016, muito espaço para crescimento.

Líderes de comércio eletrônico, Alibaba e JD.com, já adicionaram mercearia a seus shoppings on-line abrangentes, aninhados no mercado com players mais focados, como o MissFresh (每日 优 鲜) apoiado pelo Tencent, que arrecadou US $ 1,4 bilhão até o momento. O campo cresceu um pouco mais com o novo concorrente Meituan, a gigante do setor de entrega de alimentos e reservas de hotéis apoiada pela Tencent, que levantou US $ 4,2 bilhões em Hong Kong no ano passado.

Capturas de tela do aplicativo Meituan Maicai / Imagem: Meituan Maicai

O serviço, que vem em um novo aplicativo chamado “Meituan Maicai”, é separado do aplicativo all-in-one da empresa, estabelecida em Xangai em janeiro, antes de se transformar em Pequim na semana passada. A medida segue o anúncio da Meituan em seu relatório financeiro de meados de 2018, para anunciava entrar na entrega de produtos.

A solução da Meituan para levar a mercearia até a porta dos usuários não é muito diferente da dos seus pares. Os usuários escolhem entre seus 1.500 itens de estoque, que vão de iogurte a lombo de porco, enchem seus carrinhos de compras no aplicativo e pagam por meio de seus telefones. A Meituan envia unidades de suas frotas de entrega para as portas das pessoas em apenas 30 minutos.

A entrega instantânea é possibilitada por unidades satélite de “estações de serviço” físicas em bairros que servem para fins de armazenamento, embalagem e entrega. A colocação de hubs off-line junto com os clientes também permite que as empresas de Internet orientadas por dados otimizem o estoque em depósito com base nas preferências do usuário local. Por exemplo, pessoas de uma área residencial sofisticada provavelmente comem e compram de maneira diferente daquelas de outras partes da cidade.

A incursão da Meituan em compras de mercado intensifica ainda mais sua batalha com o Alibaba para controlar como os chineses comem. O supermercado Hema da Alibaba tem funcionado em uma instalação semelhante que usa suas lojas de bairro como armazéns e centros de atendimento para facilitar a entrega de 30 minutos em um raio de três quilômetros. Durante anos, o braço de entrega de alimentos da Meituan brigou de cabeça a cabeça com a Ele.me, que a Alibaba comprou no ano passado. Mais recentemente, o Alibaba e a Meituan estão correndo para conseguir que os restaurantes se inscrevam em seu software proprietário, que supostamente pode dar aos proprietários mais insights sobre os clientes e reforçar o envolvimento do cliente.

Como parte de seu objetivo de ser um aplicativo “tudo”, a Meituan experimentou muitas novas iniciativas antes de sua oferta pública inicial, mas também foi rápida em colocá-las em espera. A empresa adquiriu o serviço de compartilhamento de bicicletas Mobike em abril passado, apenas para fechar suas operações na Ásia em menos de um ano, para economizar custos. A Meituan também fez uma pausa na expansão de seu muito aguardado negócio de passeio.

Mas a entrega de mantimentos parece estar mais próxima do coração da Meituan, que é o negócio de “comer”, para colocar em suas próprias palavras. A Meituan está usando sua infraestrutura existente para realizar o trabalho, por exemplo, convocando seus motoristas de entrega de alimentos para auxiliar no serviço de mercearia durante o horário de pico. Como a empresa observou em seu relatório de lucros no ano passado, o segmento de supermercados poderia alavancar sua “enorme base de usuários e a maior rede de distribuição intra-cidade a pedido do mundo”.

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