CASANEWS

Arquitetas ensinam como incluir os bricks na decoração

Com temperaturas mais baixas e dias com menos horas de sol, o outono é uma das épocas mais agradáveis e gostosas do ano. O período pede recolhimento e, consequentemente, um lar aconchegante. Na decoração, as cores e os materiais certos ajudam a trazer o calor e uma atmosfera acolhedora para dentro de casa.

“Tons terrosos são perfeitos para o outono e o inverno porque resultam em aconchego. Esses matizes são mais quentes e criam essa sensação deliciosa no ambiente. As texturas também são muito bacanas para essa mesma finalidade”, explica a arquiteta Karina Korn. O portfólio da Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas oferece muitas opções de revestimentos com a cara do outono.

A coleção Stone Washed reúne bricks com cores suavizadas e bordas marcadas por um acabamento envelhecido, privilegiando os tons alaranjados e achocolatados. Inspiradas no interesse da moda e da decoração pelos efeitos desgastados, as peças de 7 x 23 cm remetem ao jeans destonado, tendência no vestuário. “A heterogeneidade dos tons, sendo quase um degradê da própria cor do brick, mostra o quanto o processo de fabricação da Lepri é artesanal”, comenta Karina Korn.

Na combinação com outros materiais, os bricks Stone Washed confirmam sua versatilidade. Karina indica a madeira, que pode estar no piso e no mobiliário, e uma paleta com preto, branco e marrom. “Mesmo tons de cinza e concreto ficam lindos, inserindo esses bricks em um contexto mais moderno e industrial.”

Para os tecidos, a dica é eleger os mais encorpados, caso do suede e do veludo, que adicionam ainda mais textura ao décor. “Esses revestimentos não prendem o profissional. Podemos usar em praticamente todos os moodboards”, resume Karina. Além das paredes, o produto pode ser usado também no piso em ambientes internos e em fachadas e possibilitam diversas paginações, como o chevron.

Já a coleção Maranello aposta nas texturas naturais da superfície, que são valorizadas pelos tons suaves da terra. “O toque rústico e natural do material remete ao aconchego e a um cantinho gostoso, o que é a cara do outono”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores.

Disponível em quatro medidas, as peças têm formas componíveis, dando liberdade para mistura de diferentes tamanhos e até cores, como em um mosaico. Ideal para paredes internas de destaque, o revestimento também pode ser usado em paredes externas.

Em projetos, Cristiane orienta combinar a linha Maranello com madeira, elemento que também traz a sensação de acolhimento. Mantas, tapetes e almofadas de materiais mais naturais, como a lã, compõem o décor com toque mais rústico que o revestimento pede.

Botão Voltar ao topo