EducaçãoRio Grande do Sul

Tinga palestra sobre empreendedorismo na UFRGS

A carreira como jogador de futebol por grandes clubes do país e do exterior ampliou os horizontes do garoto crescido no Bairro da Restinga, mas a principal motivação para Paulo César Fonseca do Nascimento, “o Tinga”, palestrar no Salão de Atos da UFRGS na segunda-feira (1º), foi sua experiência no empreendedorismo. Ele falou de forma descontraída e se disse emocionado em realizar uma conferência na UFRGS, experiência com a qual ele relacionou outra importante: “joguei no templo do futebol, que é o Maracanã, e agora vou jogar na UFRGS, que é o templo do conhecimento”.

A abertura do evento teve a presença do reitor Rui Vicente Oppermann e da vice-reitora Jane Tutikian. Participaram, ainda, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC/UFRGS) José Luis Duarte Ribeiro, o diretor e a vice-diretora da Escola de Engenharia, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Carla Schwengber ten Caten, e membros da equipe do Programa de Empreendedorismo da SEDETEC. Na parte inicial do evento, foi apresentado o calendário anual de atividades programadas na área de empreendedorismo e inovação na Universidade, como a Maratona de Empreendedorismo e o Despertar Empreendedor, entre outros. O evento arrecadou materiais escolares para serem distribuídos a entidades.

O reitor Rui Oppermann recordou que o slogan do aniversário de 85 anos da UFRGS traz a mensagem “Plural e Inovadora”, destacando o papel inovador que a Universidade Pública cumpre no momento atual e citou a contribuição da UFRGS para pensar o futuro, como no caso do recém-firmado Pacto Alegre. Segundo Oppermann é papel da Universidade “promover empreendedorismo, inovação e lideranças como parte da construção da cidadania”, na interação com a sociedade. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico fez referência às iniciativas da área e apresentou a novidade deste ano: bolsas de iniciação empreendedora.

De jogador a empreendedor

O ex-jogador Tinga começou sua fala fazendo referência à infância e aos desafios para se tornar um jogador de futebol. Diante de três reprovações em testes para entrar num clube, se desafiou e tomou forças para uma nova avaliação em outro clube, em que foi aprovado e começou a carreira. Em comparação ao empreendedorismo, ele ressaltou o papel de reinventar-se e de tomar decisões. Outro tema destacado pelo empresário foi da inquietação. Para Tinga é preciso perguntar sempre, buscar o que as pessoas estão necessitando: “O que nos faz crescer não são as respostas, mas as perguntas”, ressaltou.

Paulo César Tinga falou ainda sobre confiança, foco nas soluções e a prioridade em pensar nas pessoas. Criador do ByTinga, ele destaca que o surgimento do primeiro curso online de formação de atletas começou a partir da identificação de perguntas que sempre faziam a ele: “Tinga, o que você fez para ser jogador?”. As respostas foram organizadas na plataforma que, segundo ele, foi a primeira desse modo em todo o mundo. O ex-jogador falou ainda de aspectos das diferentes frentes que atua no empreendedorismo. Após a apresentação, o jornalista Tulio Milman fez a mediação de perguntas realizadas pela plateia.

Botão Voltar ao topo