NegóciosPorto AlegreRio Grande do Sul

Profissionais de Comércio Exterior atrás de Qualificação Profissional

A FAZCOMEX e o  SDAERGS em parceria, realizaram juntas quatro turmas sobre o novo processo de importação - DUIMP

Recentemente entrou em vigor, o projeto piloto do Novo Processo de Importação do Comércio Exterior Brasileiro. Essa nova metodologia busca unificar e otimizar os processos de importação, facilitando e otimizando os métodos realizados pelos profissionais da área.

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), estima uma economia anual de US$ 23 bilhões ao ano para o setor. É espera que o tempo de exportação seja reduzido em 38%, passando da média de 13 dias para 8 dias e o tempo de importação também deve ser otimizado e deve diminuir em 40%, sendo hoje de 17 dias passando para 10 dias.

A DUIMP, como é chamada a Declaração Única de Importação é o documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira na execução de suas atribuições legais.

Em parceria com o SDAERGS, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul, a FazComex, realizou nos dias 21, 29 e 30 de Março e no dia 06 de Abril, o Curso Presencial Prático da DUIMP nas cidades de Porto Alegre, Uruguaiana e Rio Grande. Associados do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul, puderam se inscrever com um valor diferenciado e a comunidade também esteve presente. Para Diego Mascia, Gerente Executivo do SDAERGS contar com “cursos qualificados na área de comércio exterior faz com que os profissionais sintam vontade de estarem por dentro dos novos processos”, ressalta ele. Nas três cidades, mais de 106 profissionais estiveram presentes e focados na atualização dos processos de Comércio Exterior.

O curso apresenta de forma prática a DUIMP aos profissionais do mercado com objetivo de estarem preparados para a mudança. “É extremamente importante que os profissionais do comércio exterior, estejam aptos quando a DUIMP chegar por completo. Para os alunos presentes, o curso é um “excelente treinamento, especialmente com as atividades práticas.” A DUIMP promete transformar os processos da área de comércio exterior assim como aconteceu na DU-E, salienta Sinara Bueno que ministrou os cursos. Sinara Bueno é Despachante aduaneiro e formada em comércio exterior, além de empreender a frente da FazComex. “Já tive a oportunidade de ter outros cursos com vocês e sempre acho os mesmos muito interessantes, além de que estamos ainda em fase de implementação da DUIMP e o trabalho de vocês com o simulador mesmo em fase teste para todos, até mesmo o governo, está muito claro e de ótimo entendimento. Achei o material e o simulador bem didáticos.” Ressalta o aluno Kelvi Santos que participou da turma de Porto Alegre.

Sobre a FazComex
A FazComex nasceu para levar Tecnologia e Inteligência em Comércio Exterior para a sala de aula e também para movimentar a balança comercial, facilitando e agilizando a operação junto aos importadores, exportadores e despachantes aduaneiros.Para mais informações:Morgana Freirewww.fazcomex.com.brTelefone de Contato: (51) 9-9660-0650E-mail: morgana.freire@fazcomex.com.br

Botão Voltar ao topo