NotíciasRio Grande do Sul

Ambulatório de Saúde Mental de Novo Hamburgo comemora 08 anos

Nem o clima chuvoso da manhã da última sexta-feira atrapalhou a felicidade presente na comemoração do aniversário de oito anos do Ambulatório de Saúde Mental. O Ambulatório é um dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Gerência de Saúde Mental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e presta atendimentos referentes a Transtornos Mentais e Transtornos Mentais decorrentes do uso de Substância Psicoativa (SPA), em nível de sofrimento moderado, a partir de 18 anos de idade.

Além de trabalhar diretamente com o paciente, familiares ou cuidadores, a equipe participa também de outras ações como capacitações técnicas, ações de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas, articulações com instituições de ensino para formação de novos trabalhadores para o SUS, articulações com a rede SUS e SUAS, participação em fóruns e eventos pertinentes ao objeto de trabalho.

Sayonara de Matos, Gerente de Saúde Mental, falou sobre o início do Ambulatório. “Começamos numa sala, no Centro de Especialidades, com uma equipe de quatro profissionais. Não tínhamos nem armário, guardávamos os prontuários em caixas de papelão. Agradecemos muito todo o apoio da gestão para manter o ambulatório, pois queremos ver este serviço cada vez funcionando melhor para dar suporte aos usuários”, comentou.

Apresentações fizeram parte das atividades em comemoração ao aniversário

O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, destacou a importância do fornecimento deste serviço. “Este serviço, de extrema importância, faz a diferença na vida daqueles que mais precisam, e estas pessoas, encontram aqui, a oportunidade de seguir e de modificar as suas vidas. Quero saudar a todos aqueles que contribuíram com o Ambulatório de Saúde Mental em sua história”, exaltou.

“Estamos muito felizes com esse dia e com o momento que estamos vivendo aqui. Esperamos contar sempre com a colaboração da secretaria, para podermos continuar com esse trabalho, ampliando e atendendo cada vez mais pessoas”, frisou a Coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Anellize Schmidt.

O Ambulatório de Saúde Mental funciona de segunda a quinta-feira, das 07 às 17h, e na sexta-feira das 12h às 17h.

Botão Voltar ao topo