Rio Grande do Sul

Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha é lançada na FIERGS

A Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha foi lançada, na tarde de ontem (15), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. A base do trabalho desse grupo, formado por deputados estaduais e representantes da FIERGS e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), será a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, lançada pela Federação no ano passado. “Este é mais um estímulo para continuarmos o trabalho no sentido de levar o Estado às primeiras posições no ranking de competitividade do País”, afirmou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Petry citou três entraves que oneram a economia: as empresas estabelecidas no território gaúcho pagam mais impostos em relação a outros Estados; o Piso Salarial Regional ainda é maior do que o salário mínimo nacional; e os baixos investimentos em infraestrutura, sejam de energia, comunicações ou nos modais de transporte nos últimos anos no RS, fatores que compõem o “Custo Rio Grande do Sul”.

Elaborado pelo Grupo de Política Industrial da FIERGS e do CIERGS, coordenado pelo vice-presidente do Centro das Indústrias Carlos Alexandre Geyer, o documento Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial está dividido em cinco eixos: Segurança jurídica, desburocratização, simplificação e eficiência administrativa/tributária do setor público; Infraestrutura e logística; Adequação do tamanho e peso do setor público, estabilidade macroeconômica e financiamento; Inserção externa e novas tecnologias e, também, Empreendedorismo, indústria e sociedade. “A palavra-chave é dialogo, esta é a Casa do Diálogo e a Assembleia Legislativa é a Casa do Diálogo. Todo o tempo que perdemos até então foi por não dialogarmos”, comentou Geyer.

Para o deputado Fábio Branco, idealizador da proposta da Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha, o objetivo ao fazer este lançamento na FIERGS é o de demonstrar que se entende o quanto a indústria é importante para o processo de desenvolvimento. “É também o de saber quais são as nossas responsabilidades, sem ocupar espaço de ninguém e ter na Assembleia Legislativa o ambiente propício para que possamos aproximar a indústria, seus pleitos, daquilo que é importante para a sua competitividade e fortalecimento”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray, destacou: “O Rio Grande do Sul tem que perder aquela característica de se vender como um Estado que tem problemas, que ficou feio para o investidor”.

Botão Voltar ao topo