Rio Grande do Sul

Alunos de Sapucaia do Sul aprendem sobre reciclagem de materiais

Estudantes do 4º e 7º ano da Escola Municipal Aurialícia Chaxim Bes, de Sapucaia do Sul, aprenderam sobre a diferença de resíduos e rejeitos, a importância da reciclagem e como acontece o processo de separação dos materiais enviados à Cooperativa de Catadores Cooprevive, no aterro sanitário. A atividade foi realizada na tarde de hoje (18), pela bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Caroline Vicari, que visitou a escola.

A palestra foi solicitada pela escola. “Sempre falamos sobre reciclagem, mas acreditamos que com esta atividade vamos atingir melhor os nossos alunos”, comentou a diretora, Maria Denise Cataneo de Oliveira. Na segunda-feira, 15, a palestra foi realizada para o 8º e 9º ano, e se repetirá nos dias 23 e 25 para outras turmas, além de professores e funcionários.

Junto com cooperativadas da Cooprevive, Caroline explicou a diferença entre resíduo e rejeito. “Os resíduos sólidos são materiais que podem ser encaminhados para a coleta seletiva, podendo ser reciclado ou voltar para a cadeia produtiva. Já o rejeito é um tipo específico de resíduo sólido que já passou por todas as possibilidades de reaproveitamento ou até reciclagem, e seu único destino é o aterro sanitário”, disse. Também foi realizado um jogo com os estudantes, onde eles testaram seus conhecimentos sobre o assunto, separando os resíduos conforme sua classificação.

Débora Machado, 11 anos, aluna do 7º ano, considera a separação de resíduos muito importante. “Em casa separamos o lixo orgânico do seco. Também aproveitamos as cascas de ovos e de frutas para colocar na horta que temos”, contou.

Seu colega Murilo Torres, 12 anos, chamou a atenção para a segurança dos catadores e trabalhadores da coleta de lixo. “Devemos  cuidar com os vidros, que devem ser embalados e identificados antes de ir para o lixo, para que ninguém se machuque”, disse.

Botão Voltar ao topo