Rio Grande do Sul

Esteio: canil municipal busca novos lares para cães

Eles são pretinhos, bicolores, tigrados ou pintados, adultos ou mais velhinhos. Sem raça definida, mas que dão vida ao Canil Municipal de Esteio, na Av. Luiz Pasteur. São mais de 50 bichinhos, dos mais variados portes, que aguardam por um novo lar, amor e carinho. E para isso, a equipe de funcionários do Canil não cansa de buscar parcerias para estimular a adoção. De acordo com a coordenadora do espaço, Luciane Baretta, a maioria das pessoas têm preferência por filhotes, por conta da aparência e por acreditarem que poderão educá-los a sua própria maneira. “Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que os cães mais velhos tendem a se adaptar com mais facilidade ao estilo de vida do dono”, disse.

Os interessados em conhecer os animais disponíveis podem acessar o aplicativo de incentivo a adoção da Prefeitura Municipal, o “Catioro Go!”, através deste link (ww.esteio.rs.gov.br/catioro/). A página, lançada em 2016, pode ser aberta em computadores, tablets e smartphones e traz a foto, o nome e o sexo do cachorrinho. Para adotar pelo site, basta clicar em “Capturar Catioro” e fazer o login em uma conta do Facebook. Após, a pessoa terá sete dias para buscar o cãozinho no Canil Municipal. Caso passe o prazo, o cachorrinho voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa.

Quem não tiver perfil no Facebook ou não quiser fazer login na rede social pode ligar para o telefone (51) 3433-8180 e falar com a coordenadora Luciane Baretta. Por esta forma, também é aberto prazo de sete dias para que a pessoa busque o animal escolhido, no Canil.

Luciane lembra que para ter um bichinho de estimação deve, antes de tudo, pensar em uma série de questões relacionadas à adoção responsável. “Precisa pensar em coisas básicas como, onde o animalzinho ficará? Ele terá um espaço adequado para correr e brincar? Há condições de fazer a castração dele? Quem assumirá as responsabilidades de vacinas, medicamentos e alimentação? A família poderá ficar com ele por 15 anos? Quem cuidará dele em caso de viagens?”, disse a coordenadora, ressaltando que são respostas que precisam ser dadas com responsabilidade. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção.

A coordenadora Canil destaca ainda que a estrutura está operando em sua capacidade máxima. “Isso é reflexo da falta de responsabilidade de pessoas que adotam animais sem pensar nos cuidados necessários para manter, e depois acabam abandonando-os a própria sorte pela cidade. Muitos passam fome, sede e ficam expostos a vários riscos, o que é um crime, conforme a legislação federal, sujeito a multas e até prisão de três meses a 1 ano”, disse. Importante informar que o abrigo não recebe qualquer animal, apenas aqueles sem dono, que representam grande risco à sociedade ou se encontram em estado terminal. Ou seja, caso alguém não queira mais cuidar de seu mascote, deve contatar as Organizações não governamentais (ONGs) parceiras do Município: Gepar (51) 98625-4367 e Gata +51 994 273 717.

Atualmente, o Canil Municipal de Esteio conta ainda com o apoio de parceiros como o Grupo InBetta, que auxilia na manutenção de alguns serviços, e da PetShop Patinhas, que garante banhos semanais para os cães.

Campanha alerta para crime de abandono de animais

Para tentar conscientizar a população de que, além de cruel, o ato de abandonar animais é crime, a SMMA, em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil, afixou cartazes em 64 paradas de ônibus de Esteio. Na imagem, a frase “Abandono de animais é crime” vem acompanhada da informação de que conforme a Lei Federal 9.605/98, o ato prevê multas e pena de prisão de três meses a 1 ano. A campanha solicita que qualquer cidadão, ao testemunhar o abandono de um animal, entre em contato com os telefones da BM, pelo numero 190, Polícia Civil, pelo 197 , na ouvidoria do município, pelo numero 0800-541-0400 ou pelo aplicativo Fiscale.vc.

Botão Voltar ao topo