NotíciasRio Grande do Sul

Processo de atualização do Prisa encerra com audiência pública

Em dois meses de debates, nove seminários foram realizados para atualização do Programa Integrado Socioambiental de São Leopoldo (Prisa). Os eventos coordenados pela Secretaria do Meio Ambiente reuniram mais de cem pessoas da sociedade civil e do governo municipal. A audiência pública realizada no dia 16 de abril foi o fechamento do processo participativo.

Os principais resultados foram a ratificação do Plano de Ação: Melhoria da gestão urbana e ambiental (Programa IUC-LAC da União Europeia: Cidades-Cidades); aprimoramento do Plano de Ações da Semmam: 2019-2020 e a atualização do Prisa que prevê a elaboração da quarta edição do caderno Prisa e uma revista com a apresentação dos principais aspectos do programa.

O trabalho no Plano de Ação e do Prisa envolve além da Semmam, as secretarias Geral de Governo, de Cultura e Relações Internacionais, Mobilidade e Serviços Urbanos e o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), conta ainda com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) e o Órgão Gestor de Educação Ambiental (Ogea) da Prefeitura. O secretário do Meio Ambiente, Darci Zanini, ressalta as parcerias estratégicas com a União Europeia- programa IUC LAC, CDP Cities e ICLEI e das entidades Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS).

Sobre o Prisa

O Programa Integrado Socioambiental é composto por três projetos estratégicos: Parque Imperatriz, Parque Rua da Praia e Água e Energia e está sob a responsabilidade e coordenação da Diretoria do Centro Roessler e Museu do Rio.

De acordo com o diretor do Centro Roessler, Daniel Sauer, o Prisa leva este nome, pois integra as principais ações ambientais do município, em relação aos dois principais Parques e em relação a saneamento e energia. “Ele que em suas diretrizes, ações e planejamento contribui para a preservação e conservação dos arroios, parques ambientais, Rio dos Sinos e áreas de conservação além de propor e executar ações referente às mudanças climáticas, como energia renovável”, explica. No Prisa estão ações desde educação ambiental a como São Leopoldo pode gerar e economizar energia.

O programa tem caráter socioambiental tendo como base a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O Prisa tem como objetivo principal pensar uma São Leopoldo que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”, afirma Sauer.

Botão Voltar ao topo