NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

IBTeC promove curso de MTM para o setor calçadista

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – promove seu primeiro curso de extensão, de MTM – Movimento, Tempo e Métodos para o setor calçadista. O engenheiro de produção Leonardo Cataldo, que tem mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de lideranças, especialista em MTM, será o facilitador do curso

“Para gerenciar é preciso medir”, preconiza o professor Leonardo, que conduzirá o curso com aulas uma vez por semana – sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 11h30, no período de 8 de maio a 8 de agosto, na sede do IBTeC (rua Araxá, 750 – bairro Ideal – Novo Hamburgo). Serão 14 encontros, totalizando 42 horas de aula, onde os participantes aprenderão a analisar máquinas, equipamentos, dispositivos e postos de trabalho; calcular o tempo padrão para a execução de cada operação dentro da fábrica, sem utilização de cronômetro, pelo cálculo dos movimentos do corpo humano; calcular tempo ganho em melhorias e mudanças de projetos; desenvolver alternativas e cálculos para projeto de postos para estudo da capacidade máxima de produção; analisar habilidades e esforço de funcionários para definição de potenciais frente a postos de trabalho; e preparar postos de trabalho para a filmagem e/ou cronometragem.

O curso de extensão em MTM é destinado a engenheiros de produção, técnicos em gestão de produção ou organização e métodos, cronometristas, cronoanalistas, projetistas de máquinas e equipamentos, profissionais da área industrial envolvidos com projetos e medições de tempo.

As inscrições estão abertas, e podem ser feitas no IBTeC, pelo telefone (51) 3553-1000, ou ainda pelo e-mail eventos@ibtec.org.br. Empresas que tiverem mais de um participante recebem desconto de 10% no valor da inscrição, mesmo benefício concedido aos associados do IBTeC.

Botão Voltar ao topo