Rio Grande do Sul

Esteio: inscrições do Concurso Literário “Mundos (Di)Versos” iniciam segunda

Os textos selecionados pelas escolas municipais de Educação Básica (EMEB) de Esteio para a segunda edição do Concurso Literário “Mundos (Di)Versos” poderão ser inscritos a partir da segunda-feira (29). Cada instituição poderá registrar um concorrente por categoria literária (veja abaixo), enviando a composição escolhida via memorando online, até o dia 2 de maio, para a assessora Cristiane Gomes ou por formulário online (clique aqui para acessar). É necessário colocar o nome da escola, o nome completo do estudante, a categoria ou gênero textual e o nome completo do professor responsável.

O prêmio é dividido em três categorias, sendo que cada uma trabalhará com um gênero literário diferente: poesia, para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; histórias em quadrinhos, para os estudantes do 4º e 5º ano; e narrativa, para os Anos Finais e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A temática do concurso é livre.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o “Mundo (Di)Versos” tem como proposta desenvolver nos estudantes do Ensino Fundamental as habilidades e as práticas de um escritor, além de incentivar o gosto pela literatura.

Um grupo de avaliadores da SME fará a análise dos textos selecionados. A estimativa é que o resultado final seja divulgado no dia 3 de maio no site da Prefeitura. Assim como na primeira edição do concurso, realizada no ano passado, os vencedores serão premiados durante a 22ª Feira do Livro do Município, prevista para ocorrer entre 7 e 11 de maio, na Av. Gov. Ernesto Dornelles (Av. do Carnaval).

Em 2018, João Martins Pereira, aluno da EMEB Clodovino Soares, ficou com o primeiro lugar da categoria 1º, 2º e 3º ano, que trabalhou com poesias. Na categoria 4º e 5º ano, Gabriel Santos de Sandes, matriculado na EMEB Edwiges Fogaça, foi escolhido o autor da melhor história em quadrinhos. Por fim, na categoria 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo gênero era a narrativa, a ganhadora foi Eduarda Luiza Möllmann, da EMEB Eva Karnal Johann.

Inscrições do Concurso Literário “Mundos (Di)Versos”
Quando: de segunda-feira (29) a 2 de maio
Como: As EMEBs devem selecionar um texto de cada categoria literária e enviar, via memorando online para a assessora Cristiane Gomes ou por formulário online (clique aqui para acessar), colocando o nome da escola, o nome completo do (a) aluno (a), a categoria ou gênero textual e o nome completo do (a) professor (a) responsável.
Categorias
Alunos do 1º ao 3º ano: poesia
Alunos do 4º e 5º ano: história em quadrinhos
Alunos dos anos finais e do EJA: narrativa

Botão Voltar ao topo