NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Prefeito Daniel Guerra participa da inauguração da megaloja da Havan em Caxias do Sul

Abertura das portas do empreendimento ocorreu na manhã deste sábado (27/04)

O prefeito Daniel Guerra e a primeira-dama Andrea Marchetto Guerra participaram da inauguração da megaloja do Grupo Havan em Caxias do Sul na manhã deste sábado (27/04). Diversos secretários municipais também prestigiaram a abertura do empreendimento, que ainda contou com a presença do presidente do Grupo, Luciano Hang, familiares dele e lideranças empresariais da região. A apresentadora de televisão Eliana foi uma das atrações do evento.

Caminhando pela loja: O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, com a primeira-dama Andrea Marchetto Guerra e Luciano Hang, proprietário do Grupo Havan

“Foi um dia muito especial para a Serra Gaúcha. Quase 500 empregos diretos já foram criados, oportunizando que mais caxienses possam trabalhar e crescer dentro da empresa, colaborando para o desenvolvimento do município. Reconhecemos o grande esforço do Grupo Havan e do Stok Center, que fizeram as coisas acontecerem rapidamente. A palavra de hoje é gratidão. Parabéns a toda equipe”, declarou o prefeito Daniel Guerra.

Complementando o chefe do Executivo, Luciano Hang reconheceu a grandiosidade e o potencial de Caxias e do RS. “Sobrevoei a cidade e vi que ela é enorme. Com certeza dá para construir outras lojas aqui. Caxias merece mais que uma Havan. O RS é um estado maravilhoso, estamos muito felizes em poder estar em vários municípios”, disse Hang, que abriu a loja pilchado em homenagem às tradições gaúchas. “Vim de prenda para reconhecer a força e a beleza da mulher gaúcha. Caxias do Sul é linda e a loja também”, emendou Eliana. Carlos Magrão também participou da abertura tocando acordeon junto a outros artistas.

As tratativas para vinda da Havan e do Stok Center para Caxias iniciaram no ano passado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete). A prefeitura desburocratizou serviços para que a instalação da megaloja ocorresse o mais breve possível. Em 2018, Luciano Hang e outros diretores da empresa estiveram na cidade para mostrar ao prefeito e aos secretários municipais o projeto das novas instalações.

“Há mais de 20 anos Caxias não recebia investimentos deste porte no setor de comércio e serviços. São quase R$ 100 milhões de investimentos e 400 vagas de emprego diretas geradas pela Havan e pelo Stok Center. A abertura destes empreendimentos neste início de 2019, com a cooperação de diversas secretarias municipais, mostra porque Caxias é a quarta maior economia da região Sul, e firma definitivamente a nossa cidade como referência para novos investimentos de outras grandes redes”, enfatizou Emílio Andreazza, titular da Sdete.
Caxias do Sul foi a loja de número 124 inaugurada no Brasil. O empreendimento fica às margens da RSC 453, na área da antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa).

Melhorias no trânsito

Com a vinda dos empreendimentos, o acesso ao bairro Cidade Nova ganhou diversas melhorias. As medidas foram baseadas em estudos de impacto de trânsito realizados pela Havan e pelo Stok Center, que começaram a operar juntas neste sábado (27/04). As modificações foram aprovadas junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Agentes da Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) estão monitorando o fluxo no local.

Uma das medidas executadas foi a ampliação da capacidade do acesso lateral da RSC-453, que ganhou uma nova faixa à direita para quem segue em direção ao Desvio Rizzo. Desta forma, a entrada ao Cidade Nova pela rua Abel Postali dispõe de uma faixa exclusiva e sinalizada no pavimento que informa os condutores sobre o acesso.

Em relação à saída dos veículos, o trânsito de quem deixa os empreendimentos está orientado para seguir pela RSC-453 com retorno mais à frente, em um recuo instalado na rodovia. Há ainda a opção de voltar em direção ao Centro pelo Cidade Nova, convertendo à direita na rua Honorato Bazei.

Outra medida que contribuirá para minimizar o impacto do trânsito na região é a operação do sistema de semáforos inteligentes. A instalação dos equipamentos, que serão responsáveis pelo acompanhamento integral do trânsito e que determinarão os tempos de sinal verde na rodovia e em ruas laterais, foi concluída na última semana.

Mais à frente, junto aos empreendimentos, há um ponto de ônibus. A comunidade será atendida pelas linhas AL14 – Desvio Rizzo, AL22 – Jardim da Lagoa, AL24 – Forqueta e AL48 – Santa Tereza. Todas passam pela Estação Principal de Integração (EPI) Floresta e podem integrar com a linha TR01 – Troncal, que corta a cidade em direção à EPI Imigrante, na BR-116.

O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, reforçou que os técnicos da pasta acompanharam as intervenções realizadas no local. “Estivemos atentos à execução das medidas determinadas pela Secretaria de Trânsito nos acessos aos bairros Cidade Nova e Desvio Rizzo para que o impacto na mobilidade com a chegada da Havan e do Stok Center seja o mínimo possível”, finalizou.

Botão Voltar ao topo