NotíciasRio Grande do Sul

Eleição para Grêmios Estudantis em São Leopoldo

Alunos da rede municipal de ensino estão exercendo a democracia na escolha dos representantes escolares. Começou na manhã desta terça-feira, 30 de abril, a eleição dos Grêmios Estudantis em trinta Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Mais cinco escolas realizarão a votação, e uma já finalizou totalizando 36 EMEFs.

O GT que acompanhou o processo de eleição é composto pelas Secretarias Municipais de Educação (Smed), Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), de Direitos Humanos (SEDHU), Cultura e Relações Internacionais ( Secult), o Sindicato dos Professores Municipais de São Leopoldo(Ceprol) e o gabinete do vereador Eduardo Moraes. As escolas encaminharão todos os resultados das chapas vencedoras até sexta-feira para a Smed.

A coordenadora do eixo de Gestão Democrática da Smed, Dio Santanna, falou sobre o processo de formação. “É uma formação bem ampla e importante para as escolas efetivarem a gestão democrática fazendo que os colegiados reconheçam seu papel para contribuir cada vez mais junto com as equipes diretivas”, ressaltou.

A coordenadora da Ronda Escolar da Semusp, Patrícia Torres, que acompanhou a eleição dos Grêmios com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) falou sobre a importância do dia. “A atividade é muito importante, para os alunos demonstrarem conhecimento e maturidade para escolherem os representantes da escola”, enfatizou.

O aluno e fiscal Cauê Lacerda, 15 anos, da escola Zaíra Hauschild, falou com empolgação sobre a eleição. “A vontade de participar como fiscal surgiu naturalmente. Os Grêmios servirão para os alunos terem mais voz na escola, e podermos participar das decisões”, destacou.

Próximos passos

A Smed também realizou uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o nome de Formação Gestão Democrática: Ampliando Territórios Educativos para além dos muros da escola. A formação contempla os Grêmios Estudantis, os Conselhos Escolares e as Equipes Diretivas.

Lei dos Regimentos Escolares

Em 2017 foi aprovada a lei Nº 8686, de autoria do vereador Eduardo Moraes (PT), que fica determinada a readequação dos Regimentos Escolares de São Leopoldo para a inclusão do processo eleitoral para a composição do Grêmio Estudantil.

Botão Voltar ao topo