Rio Grande do Sul

Esteio: Caps AD passa a ter horário estendido às segundas e quintas

A Secretaria Municipal de Saúde de Esteio (SMS) criou um terceiro turno de atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) Mãos Dadas (Rua Dom Pedro, 238 – Centro). O funcionamento do local em horário estendido, adotado desde o dia 15 de abril, é realizado às segundas e quintas-feiras, até as 21h. A medida foi adotada para dar a oportunidade aos usuários que não conseguem ir até o Caps AD durante o horário de expediente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, para continuarem o tratamento proposto no plano terapêutico.

A proposta é que no terceiro turno sejam feitos os encontros dos grupos terapêuticos informativo dos prejuízos e transtornos do uso de drogas, de familiares, de manutenção e de gestão autônoma da medicação. Além disso, haverá atendimento individual com apoio, orientação e medicamentos. “Nossa equipe identificou fatores que apontavam para a necessidade de um horário noturno de atendimento. Dessa forma, por exemplo, podemos contribuir e facilitar o acesso e a adesão ao tratamento para pessoas que enfrentam maior dificuldade contra o vício no período da noite”, explicou a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Bianca Sias.

Ligados à Secretaria Municipal de Saúde, os Caps são unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que realiza atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. Eles abrangem a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

Esteio possui três centros deste tipo, cada um voltado a um determinado público. O Caps Álcool e outras Drogas (Caps AD) – Mãos Dadas é voltado a pessoas com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas; o Caps Infantil (CAPSi) – Divertidamente atende crianças e adolescentes, com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; já o Caps II – Aquarela é destinado a todas as faixas etárias.

O acolhimento é a porta de entrada para o atendimento nestes serviços (veja horários e endereços abaixo). Neste instante são identificadas as necessidades assistenciais e o planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se e quando necessárias, conforme cada caso, desenvolvendo o plano terapêutico singular. É neste momento, ou nos atendimentos posteriores com as equipes do CAPS, que pode ser indicada a participação do usuário nas oficinas complementares realizadas em cada unidade.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) – Mãos Dadas

Endereço: Rua Dom Pedro, 238 – Centro
Telefone: (51) 3473-7111
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Horário estendido de atendimento: segundas e quintas-feiras, até as 21h
Horários do acolhimento: segunda, terça, quarta e sexta, das 9h às 11h
Público-alvo: atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas
Documentação necessária: carteira de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço atual (máximo 3 meses)

 

Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) – Aquarela

Endereço: Rua Santo Amaro, 25 – Centro
Telefone: (51) 3473-0376
Horário: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h. quinta-feira, das 13h às 17h
Horários do acolhimento: segunda, terça, quarta e sexta-feira, às 8h30min; segunda, quarta e sexta, às 13h
Público-alvo: atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas
Documentação necessária: carteira de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço atual (máximo 3 meses)

 

Centro de Atendimento Psicossocial Infantil de Esteio (CAPSi) – Divertidamente

Endereço: Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 122 – Centro
Telefone: (51) 3459-5306
Horário: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h
Horários do acolhimento: segunda e sexta-feira, das 8h às 11h; quarta e quinta-feira, das 13h às 16h
Público-alvo: atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas
Documentação necessária: certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança ou adolescente, carteira de identidade do responsável, cartão SUS e comprovante de endereço atual (máximo 3 meses)

Botão Voltar ao topo