DestaqueSerra Gaúcha

Festa in Vêneto vai movimentar Cotiporã em maio

Repleta de sabores, cultura e diversão, a Festa in Vêneto chega à 8ª edição, no período de 10 a 12 e 16 a 19 de maio, em Cotiporã. Serão sete dias de muitas atrações, apresentando as potencialidades do município na indústria, comércio e agricultura, a farta gastronomia, talentos e histórias locais e a hospitalidade do povo, proporcionando alegria e diversão.

Comunidade e visitantes poderão conferir e adquirir produtos de cantinas de vinho, produtores rurais convencionais e ecologistas e agroindústrias do município, que comercializarão salame, queijo, licores e rapaduras. Com a colaboração da comunidade, no espaço da Emater/RS-Ascar serão preparados polenta, figada, goiabada e melado para degustação. O artesanato, feito por mãos habilidosas que já trabalharam muito, também poderá ser conferido pelos visitantes, que irão contar ainda com oficinas de bordados e dressa, no dia 11 de maio, às 14h, e de tricô e crochê, no dia 18 de maio, a partir das 15h. Nestes mesmos dias e horários acontecerão outras oficinas: uma de pães, onde extensionistas da Emater/RS-Ascar irão ensinar a fazer diversos tipos, na cozinha interativa, com distribuição das receitas e degustação, e outra de pierogi, comida típica polonesa, que será ensinada por agricultoras cotiporanenses.

No dia 16 de maio, profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social, com a colaboração da Emater/RS-Ascar, irão desenvolver ações do projeto Farmácia Viva, com orientações sobre plantas medicinais e seus usos corretos. E no dia 17 de maio, ocorrerão palestra, às 10h, e oficina, às13h30, com profissionais do IFRS Bento Gonçalves e colaboração dos produtores ecologistas, sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

Também faz parte da programação da Festa in Vêneto a 2ª Mostra da Atividade Leiteira, que contará com exposição de animais dias 11, 12, 18 e 19. Além disso, aos sábados pela manhã (11 e 18/05), haverá palestras para os bovinocultores de Cotiporã e demais interessados, abordando temas como manejo alimentar de bezerras, pontos importantes em dietas de vacas leiteiras e manejo do solo e da água, entre outros. Ao fim do dia, haverá a possibilidade das crianças darem mamadeira para as terneiras em exposição.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios