Rio Grande do Sul

CEMEAM promoveu curso sobre processamento de frutas e hortaliças em Sapiranga

Nos dias 25, 26 e 29 de abril, a Prefeitura de Sapiranga, através do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga realizou o quarto de uma série de cursos gratuitos para a comunidade que estão sendo oferecidos ao longo do ano.

A capacitação ofertada apresentou técnicas para processamento de frutas e hortaliças e foi ministrada por Paulo Moreira Aydos, zootecnista com especialização em industrialização de frutas, verduras e hortaliças. Durante as aulas, os participantes conheceram detalhes sobre microbiologia; normas de higiene; princípios e métodos de conservação dos alimentos; infraestrutura necessária para a planta de processamento; sanidade industrial; enfoque no preparo dos produtos: frutas em calda, compotas, sucos, cristalização de frutas, geleias, doce em massa “schimiers”, polpa de frutas; conservação, custo e comercialização; além de legislação específica sobre o tema. “Esse é um curso de formação e todos saem daqui aptos a produzir e com condições de venderem seus produtos”, destaca Aydos. “Também terão a oportunidade de fazer um aproveitamento das frutas que tem em suas propriedades”, completa o instrutor.

Uma das participantes desta capacitação foi a aposentada Lorena Silva, 66 anos. “Minha filha me inscreveu e gostei bastante. Terei a oportunidade de aproveitar as frutas em casa sem desperdiçar nada”, comentou.

Cursos CEMEAM
As capacitações promovidas pelo Cemeam apresentam temas variados, oportunizando novas aptidões no currículo e ainda o incremento de renda através de atividades extras. O Sindicato Rural de Taquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) são parceiros da Administração Municipal na oferta dos cursos.
Fotos: Departamento de Comunicação

Botão Voltar ao topo