Rio Grande do Sul

Estudantes de Portão representarão Brasil em Olimpíada de Raciocínio na Hungria

Alunos da EMEF Visconde de Mauá, de Portão (RS) representarão o Brasil na The Mind Olympics, realizada anualmente pela Mind Lab. A equipe, formada por quatro estudantes, venceu a etapa nacional da XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, torneio entre estudantes que utilizam a metodologia de ensino Programa MenteInovadora. Participaram da competição no último sábado (4), em São Paulo, 100 alunos, reunidos em 25 equipes.

Os alunos Adriéli Hesper de Vargas, Guilherme Oliveira de Oliveira, Kauã do Carmo da Silva e Yasmin dos Santos do munícipio de Portão, participarão ao lado dos vencedores da categoria de 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede privada, o Instituto Eros Gustavo, da The Mind Olympics, nos dias 9 a 12 de junho, na cidade de Budapeste, na Hungria, competindo com alunos de diferentes países que utilizam a metodologia. Assim como no Brasil, os alunos utilizarão os jogos Abalone, Damas Olímpicas, Quoridor e Octi.

A Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio do Programa MenteInovadora, como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da Mind Lab envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

Em 2017, alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá venceram a etapa internacional da Mind Olympics, realizada na Ilha de Creta, na Grécia. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira venceu a competição. Os brasileiros competiram com estudantes de outros seis países: Itália, Reino Unido, Panamá, Austrália, Romênia e Turquia, e trouxeram para casa o título de campeões mundiais. Já para o Instituto Eros Gustavo, essa será a quarta vez que participam do torneio internacional, tendo competido no último ano, representando as escolas privadas. “Foi o tetracampeonato da escola, já são veteranos é muito orgulho para a cidade para o Rio Grande do Sul. E e agora vai ter festa na recepção para eles. vão ser recebidos no aeroporto, vão desfilar em carro de bombeiro, desfile carro aberto, o prefeito faz uma solenidade para eles. Isso cria uma autoestima que mexe com toda a cidade”, afirma Rousaura Gomes, Secretária Municipal de Educação de Portão (RS).

Botão Voltar ao topo