Serra Gaúcha

Feira do Peixe Vivo em Caxias do Sul agora é mensal

Próxima edição ocorrerá nesta sexta-feira (10/05), das 8h às 18h, junto ao Ponto de Safra

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e os piscicultores de Caxias do Sul decidiram manter o novo formato da Feira do Peixe Vivo durante o ano inteiro. A modalidade estava sendo realizada em caráter experimental, de novembro de 2018 a maio de 2019, mas foi consolidada por conta da aprovação da população.

Conforme Ramon Sirtoli, diretor executivo da Smapa, a construção da ideia de manter esse formato foi um trabalho conjunto entre a Smapa e os próprios piscicultores. “Eles nos pediram para que ajudássemos a ter outros canais de comercialização, além de auxiliar na mudança de cultura aqui do nosso município, incentivando o consumo de peixes. Nós atendemos a essas solicitações e foi um sucesso. A população gostou, os piscicultores escoaram a produção e, juntos, decidimos manter essa comercialização mensalmente, beneficiando também a população”, explicou Sirtoli.

Por conta disso, os feirantes estão buscando qualificação para a evolução do novo formato. “Estamos investindo na qualificação e inovação da produção de peixes, com o intuito de aprimorar ainda mais a feira. Logo eles poderão participar de um curso para oferecer produtos de mais qualidade, dentro da legalidade e com procedência garantida”, comentou Sirtoli.

Feira do Peixe Vivo de Caxias do Sul 2 - Feira do Peixe Vivo em Caxias do Sul agora é mensal

A próxima edição da Feira do Peixe Vivo ocorrerá nesta sexta-feira (10/05), das 8h às 18h, junto ao Ponto de Safra na Praça Dante Alighieri. O feirante de maio é Antônio Regalin, 54 anos, morador da Travessa São João, em Forqueta. Regalin tem 13 açudes com uma produção anual de quatro toneladas de peixes como carpa-capim e bagre. “Nós precisamos ampliar o nosso horizonte para enxergar o nosso negócio crescer. A população também ganha, já que terá um peixe de Caxias fresco, com um valor nutricional significativo e uma ótima qualidade. A Smapa tem nos apoiado bastante”, pontuou Regalin.

As espécies oferecidas serão carpa capim (R$ 12,00 o quilo) e bagre (R$ 16,00 o quilo). Ao todo, a nova modalidade da Feira do Peixe Vivo já comercializou 3,3 mil quilos.

  Datas da Feira do Peixe Vivo 2019  

  • 14/06
  • 12/07
  • 09/08
  • 13/09
  • 11/10
  • 08/11
  • 13/12
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios