NotíciasRio Grande do Sul

Mais uma edição do Caxias Mais Feliz será realizada nesta quinta-feira

Atividades propostas estarão à disposição de moradores do bairro Bom Pastor

Nesta quinta-feira (09/05), ocorre mais uma edição do programa Caxias Mais Feliz, na região do São Caetano, no bairro Bom Pastor em Caxias do Sul. Todas as atividades do evento estarão à disposição da comunidade das 14h15 às 16h. Os serviços propostos pelas secretarias e autarquias municipais são destinados para crianças, adultos e idosos da região. A ação é transferida para a semana seguinte em caso de chuva.

Confira as atividades gratuitas dessa edição:

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel): atividades recreativas e esportivas; aula de ginástica para adultos.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS): serão oferecidas orientações e um teatro para falar sobre a importância do controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti com mostra de larvas; brincadeiras e confecção de máscaras do mosquito.

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS): divulgação, através de folder, dos projetos, programas e serviços relacionados às pessoas com deficiência (PCDs), mulheres, negros e jovens, além das iniciativas de pacificação social e práticas restaurativas. A Guarda Municipal disponibilizará cartilhas educativas para as crianças colorirem, com dicas de segurança, e distribuirá material informativo para a comunidade. Uma equipe de serviço social da previdência esclarecerá eventuais dúvidas da comunidade.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete): serão divulgadas as capacitações gratuitas do Banco do Vestuário.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): distribuição de fichas de castração para animais de famílias de baixa renda com a Doutora Brinquedo; e o Plantar e Colher, um projeto ambiental de criação e orientação de hortas urbanas. Nele, os servidores da Semma ensinam o plantio e o manejo das sementes e os moradores podem levar para casa o que plantaram, com as orientações por escrito.

Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (Smapa): ensinamentos sobre práticas de compostagem e distribuição de hortaliças para adultos. Haverá também um jogo de tabuleiro sobre educação sanitária.

Secretaria Municipal da Cultura (SMC): o Departamento do Livro e da Leitura fará sessões de contação de histórias. Além disso, terá a participação do cantor Samuel Sandré como atração da secretaria.

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): distribuição de água e materiais educativos e oficina de brinquedos com copos reciclados.

Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): esclarecimento de dúvidas sobre as leis de trânsito e pintura educativa para crianças.Além de proporcionar uma escolta interativa para alunos das escolas mais próximas e bloqueios em vias necessárias.

Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca): oficina de separação de resíduos, com exemplos de objetos orgânicos e seletivos levados por um educador ambiental.

Procon: ações para adquirir os “economis”, moeda fictícia que será utilizada para acessar as atividades. O objetivo é incentivar o aprendizado das crianças sobre controle financeiro.

Apoiadores: orientações de saúde bucal e revisões sem custo, bem como distribuição de guias de orientação; avaliação de teste de acuidade visual; atividade de interação com crianças e adolescentes; e medição da pressão arterial. Nessa edição, terá a participação de uma escola de inglês que proporcionará atividadespara os participantes. Além disso, serão doados livros diversos à comunidade.

Caxias Mais Feliz

O Caxias Mais Feliz tem como objetivo proporcionar atividades de lazer, esporte, saúde, cultura e integração. O projeto é capitaneado pela Smel e conta com o apoio de outras secretarias e autarquias municipais, além de entidades parceiras da prefeitura. A ação ocorre mensalmente em diferentes bairros, com o intuito de aproximar ainda mais o Poder Executivo da população.

Botão Voltar ao topo