EducaçãoRio Grande do Sul

Campus 8 da UCS sedia exposições de miniarte a partir desta quinta-feira, 16

Mostras paralelas Miniarte Ilusão e Fiesta de Paz Brasil, originárias de projetos internacionais, reúnem obras de mais de 200 artistas.

O Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul dá início, nesta quinta-feira, 16 de maio, às 19h40min, às exposições Miniarte Ilusão – 35º edição e Projeto Miniarte Internacional Fiesta de Paz – 3ª edição. Com entrada franca, a visitação ocorre de 17 de maio a 7 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min. As mostras, originárias do Projeto Miniarte Internacional, reúnem obras de mais de 200 artistas no Espaço de Convivência dos Alunos.

Miniarte Ilusão – Reúne obras em pequenos formatos (18cm x 18cm), criadas por 173 artistas visuais de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, México e Venezuela sob o tema ilusão. A exposição celebra os 15 anos de atividade do projeto Miniarte e homenageia a artista Zoravia Bettiol. Participam os artistas caxienses Allef Prado de Lima, Ana Maria Da Costa Vergamini, Beatriz Balen Susin, Claudio Grün, Clara Mioranza Koppe Pereira, Mara Galvani e Odilza Michelon.

Fiesta de Paz Brasil – Consiste no encontro de artistas brasileiros e estrangeiros em torno da temática da paz. Os 30 participantes foram desafiados pela coordenadora geral das mostras e fundadora do Projeto Miniarte Internacional, Clara Pechansky, a criar pinturas sobre telas de 40cm x 40cm. Entre os brasileiros convidados estão Ena Lautert (que, aos 95 anos, acaba de inaugurar sua retrospectiva no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS) Débora Irion, Débora Lora, Flávia de Albuquerque, Liana Timm, Nara Sirotsky, Rita Gil e Thalma Rodrigues, entre outros. Da Argentina e do Chile, já consagradas em seus países, destacam-se as pinturas das artistas Andréa Beatriz Garcia, Carolina Villa, Josefina Suarez e Vivian Ivette Moreau, representando os países vizinhos.

Botão Voltar ao topo