NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Curso de qualificação para piscicultores de Caxias do Sul

Objetivo é capacitar produtores para melhorar e se, possível, ampliar criadouros

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) promoveu um curso de piscicultura nesta segunda-feira (13/05), na localidade de Loreto, na 2ª légua. A capacitação foi ministrada por Flávio José de Araújo Filho, técnico agrícola da Emater de Imbé e também instrutor do curso de piscicultura da Emater em Montenegro.

Cerca de 25 pessoas participaram da qualificação, que tratou sobre alimentação, espécies, sanidade, doenças e manejo de peixes. Araújo Filho ainda demonstrou o processamento de peixe, com cortes diferenciados para agregar valor ao produto final.

“Os produtores estavam muito animados, fizeram questionamentos e perguntas. O curso foi bem informal, como um bate-papo, onde eles puderam esclarecer dúvidas principalmente sobre processos de qualificação, melhoramento e ampliação da produção”, explicou Flávio Hillebrand, gerente de comercialização da Smapa.
A qualificação e o apoio aos piscicultores estão sendo trabalhados pela Secretaria da Agricultura de forma intensiva em 2018 e 2019. Com a mudança de formato da Feira do Peixe Vivo, que passou a ocorrer mensalmente junto ao Ponto de Safra e não só durante a Semana Santa, há um escoamento maior da produção, o que significa um possível aumento na renda das famílias.

“Os piscicultores nos pediram ajuda e nós estamos dando todo apoio para fortalecer a cadeia produtiva, incentivando o consumo de peixes com a ampliação da Feira e capacitando os produtores para expandirem seus negócios. Assim os dois lados saem ganhando: a população por ter uma opção mensal de compra de peixe mais barato e fresco e as famílias por venderem mais e qualificarem seus negócios”, resumiu Ramon Sirtoli, diretor executivo da Smapa.

  Datas da Feira do Peixe Vivo 2019  

  • 14/06
  • 12/07
  • 09/08
  • 13/09
  • 11/10
  • 08/11
  • 13/12
Botão Voltar ao topo