Porto AlegreRio Grande do Sul

Oficina de pandeiro na Casa de Cultura Mario Quintana

O Clube do Pandeiro de Porto Alegre oferece aulas teóricas e práticas de pandeiro para jovens e adultos, aos sábados, das 10h às 12h, na Sala Marcos Barreto da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ministradas por Zé do Pandeiro, os encontros se baseiam na história, ritmos, usos e costumes da percussão brasileira, em suas diversas nuances, com foco no pandeiro popular. As inscrições podem ser feitas no local e na hora da atividade. Outras informações pelo WhatsApp (51) 99197-2170.

Os interessados não precisam ter experiência prévia com o instrumento e nem comprá-lo, mas se tiverem pandeiro, é aconselhável levá-lo aos encontros. A primeira aula é gratuita e o valor é de R$ 180 para quatro aulas. Crianças menores de 13 anos são isentas, acompanhadas dos pais. O método popular ensina em apenas cinco minutos o fundamento do pandeiro, para iniciantes, destacando o uso para o teatro, ritmos folclóricos e as diversas possibilidades de manuseio e inserção na arte.

Sobre o ministrante

Zé Evandro é o nome artístico de Evandro Cardoso, o Zé do Pandeiro.  Natural de Porto Alegre, começou sua carreira aos nove anos de idade, atuando numa peça infantil da escola, onde deu vida ao “Padeiro Pandeiro”.

Músico, compositor, ator e produtor, graduou-se como professor licenciado em Antropologia pela UFRGS. Com 30 anos de carreira o instrumentista e arte-educador realizou mais de 3 mil shows, alguns ao lado de nomes consagrados, como Gilberto Gil, Chico César, Tom Zé, Velha Guarda da Portela, Hermeto Pascoal, Giba Giba, Ariano Suassuna, Ruben Radda (Uruguai), Empire Mandingue (Senegal) e Manu Chao (França).

SERVIÇO

Oficina de pandeiro, com Zé do Pandeiro

  • Quando: sábados
  • Horário: 10h às 12h
  • Local: Sala Marcos Barreto – 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre)
  • Investimento: R$ 180 (4 aulas). Crianças menores de 13 anos acompanhadas dos pais não pagam
Botão Voltar ao topo