EducaçãoPorto AlegreRio Grande do Sul

Centro de Biotecnologia da UFRGS promove curso sobre carrapatos

O Centro de Biotecnologia da UFRGS promove o curso Advances in Tick-host Interaction: From Research to Control, com o apoio do programa “Escola de Altos Estudos” da CAPES. Dividido em dois módulos, um em maio e o outro em setembro, o objetivo é fazer um fórum para discutir a fisiologia, a biologia celular e molecular de carrapatos e compartilhar ideias, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de novos métodos de controle de carrapatos. Os participantes também discutirão como o uso de análises genômicas e proteômicas afetaram a pesquisa de vacinas de carrapatos. As atividades serão sempre em inglês.

O primeiro módulo, que acontece entre 27 a 31 de maio, conta com a participação dos seguintes palestrantes: Ben J Mans, Agricultural Research Council, Onderstepoort Veterinary Institute, Africa do Sul; Jinlin Zhou, Chinese Academy of Agricultural Sciences, China; José Marcos Ribeiro, Vector Biology Section, NIAID/DIR, NIH, Estados Unidos; Aparecida Tanaka, Universidade Federal de São Paulo; e Andréa Fogaça, Universidade de São Paulo.

Já o segundo, que será realizado de 23 a 27 de setembro, conta com as presenças de: Ala Tabor, Centre for Animal Science da Queensland Alliance for Agriculture and Food Innovation, Austrália; Petr Kopáček, Institute of Parasitology, Biology Centre of the Academy of Sciences of Czech Republic, República Tcheca; Sirlei Daffree, Universidade de São Paulo; e Aparecida Tanaka, Universidade Federal de São Paulo.

O curso destina-se a estudantes de pós-graduação. São ofertadas 50 vagas. Um grupo menor (de 6 a 10 alunos, selecionados entre os inscritos) terá uma atividade mais intensa com discussões sobre seus projetos de tese e resultados em andamento. As inscrições, que são válidas somente para o módulo de maio, devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

Botão Voltar ao topo