NotíciasRio Grande do Sul

Seminário apresenta experiências exitosas do Sistema Único de Saúde

Um dia para trocar ideias e conhecer trabalhos que fazem a diferença no Sistema Único de Saúde (Sus). Ao logo do dia (22), a Escola de Gestão Pública (EGP) foi palco do “Seminário integrador ensino-serviço e mostra de trabalhos e experiências exitosas”, que reuniu ações de servidores e estudantes praticadas no município. A iniciativa do evento partiu do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc).

A mesa de abertura teve como tema “A consolidação dos princípios com SUS através da educação em saúde coletiva”. A palestra foi ministrada pelo professor Nelson Rivero e teve como convidada a estudante de psicologia Cristina Machado Gomes. Ela divulgou a parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e o Curso de Engenharia da Unisinos, quando usuários do Caps realizaram oficinas de capacitação técnica dentro da universidade.

“A gente precisava sair daquele espaço do Caps. Conhecer novos ares. Foi incrível levar a saúde mental para dentro do ambiente universitário. No início fiquei ansiosa com o que poderia acontecer, mas tudo deu certo. Tanto a acolhida quanto a interação com estudantes e professores”, recordou Cristina.

Ações do Sus

Presente na abertura, o secretário da Saúde Ricardo Charão falou da importância de se dar visibilidade para as boas práticas do Sus que são executadas diariamente no município. “O seminário permite que os próprios trabalhadores mostrem o que estão fazendo e se inspirem com as ideias dos outros. O evento reforça nossa aposta de valorização do Sus”, ressaltou.

Servidores, estagiários e estudantes da área da saúde prestigiaram o evento. Aluna do nono semestre de enfermagem na Unisinos, Letícia Streit participou de manhã na condição de ouvinte e, à tarde, na de palestrante. “Aqui aprendemos o cenário real do cotidiano, dos desafios. Na academia, vemos a teoria. O convívio junto à população nos mostra o que não vemos em sala de aula”, explicou. No turno da tarde, Letícia falou da atividade prática que ela e as colegas realizam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Orestes.

Botão Voltar ao topo