NotíciasRio Grande do Sul

Caxias: Orquestra Municipal de Sopros promove concerto “Essential Dances”

Apresentação ocorre no Teatro Pedro Parenti neste domingo (26/05)

A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta, neste domingo (26/05), o concerto “Essential Dances”. O espetáculo musical ocorre no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, às 19h, e traz como convidado especial o conceituado maestro norte-americano Darrell Brown. A entrada é gratuita.

Darrell Brown é professor do Departamento de Artes Visuais e Performáticas da Carroll University Waukesha, Wisconsin (EUA), onde dirige a Banda Sinfônica, a Orquestra de Câmara e o Jazz Ensemble. Também é o principal maestro da Orquestra Juvenil de Sopros de Wisconsin, diretor assistente da 1st Brigade Band e membro do conselho da Wasbe. O maestro ainda compõe músicas para uma ampla gama de formações, em conferências e congressos da Associação Nacional de Bandas Universitárias dos Estados Unidos e da Associação das Bandas do Estado de Iowa.

Para o maestro titular da Orquestra Municipal de Sopros, que também assina a direção artística do espetáculo, Fernando Berti, a interação dos músicos com maestros estrangeiros agrega um crescimento natural, por meio da troca de experiências, gerando aprendizado.

“É um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, colocando nossa Orquestra Municipal de Sopros no cenário das grandes formações do gênero, ampliando assim os horizontes para futuras realizações e projetos culturais”, destaca o diretor artístico.
Durante o espetáculo, o público poderá apreciar o desenvolvimento do tema “Essential Dances”, em que a Orquestra tocará danças cubanas, albanesas, mexicanas, búlgaras, flamencas, negro espiritual, judaicas, entre outras, oportunizando uma volta ao mundo através do universo cativante e contagiante de danças dos mais diversos países e nações.

Repertório
Sinfonietta Flamenca – Carlos Surinach
Tres Danzas Cubanas – Alejandro Garcia Caturla
Rapsódia Sefaradi – Alexandre F. Travassos
Bucimis – Traditional Bulgarian Folk Dance
Conga del Fuego Nuevo – Arturo Márquez
Three Negro Dances – Florence B. Price
Boomba for Wind Ensemble – Michael Barry
Albanian Dance – Shelley Hanson
La Bamba de Vera Cruz – Terig Tucci
Satiric Dances – Norman Dello Joio

Orquestra Municipal de Sopros
Atualmente conta com a regência e direção artística do Maestro Fernando Berti, responsável pelo início da formação em 1997. A Orquestra teve a oportunidade de compartilhar o palco com grandes nomes da música internacional e nacional, entre eles: Ivan Lins, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Zizi e Luiza Possi, o arranjador Victor Santos (RJ), os compositores Edmundo Villani Côrtes (SP) e André Mehmari (SP), as pianistas Karin Fernandes (SP) e Olinda Alessandrini (RS), o trompista Adalto Soares (SP), trompetista Fred Mills (USA), o marimbista Gilmar Goulart (RS), as soprano Laura de Souza (RS) e Cintia de los Santos (RS), o trompetista Jorginho do trompete (POA), Cristiano Quevedo (RS) e os maestros convidados Dwight Satterwith (USA), Mark Withlock (USA), Dario Sotelo (SP), Marcelo Jardim (RJ), Roberto Farias (SP), Mônica Giardini (SP), Laszlo Marosi (Hungria), Glen Hemberguer (USA), Giovanni Luigi (ITA) e Shawn Smith (USA). Paralelamente, a orquestra desenvolve projetos de cunho sociais e está sempre presente nos principais eventos e acontecimentos da comunidade caxiense, configurando-se assim num importante patrimônio cultural de Caxias do Sul.

Botão Voltar ao topo