Rio Grande do Sul

Campanha de vacinação contra gripe atinge meta em Gramado

A campanha de vacinação contra Influenza está prevista para terminar nesta sexta-feira, 31. O Município atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, imunizando mais de 12 mil pessoas, sendo a maioria do grupo prioritário. Por este motivo, o departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde ampliará a vacinação para crianças de até oito anos de idade e pessoas de 50 a 59 anos, mantendo ainda a vacinação para pessoas dos grupos prioritários. Abaixo, a médica veterinária e coordenadora da Vigilância em Saúde, Marina Toniolo, informa mais sobre a vacinação em Gramado.

Quantas pessoas foram imunizadas em Gramado?

12.318 pessoas

O público-alvo foi atingido?

O público-alvo foi atingido em quase todos os grupos. Ainda não atingimos profissionais da saúde e gestantes.

Como ficou Gramado em relação aos outros municípios do Rio Grande do Sul?

Ultrapassamos a cobertura do Estado em quase todos os grupos prioritários, exceto pacientes com comorbidades (ocorrência simultânea de duas ou mais doenças na mesma pessoa), mas muitos destes pacientes são idosos e, portanto, estão inseridos na meta de cobertura.

Quais os postos que estão vacinando? E quais os horários? Todos os postos estão vacinando no horário de funcionamento normal das Unidades de Saúde.

Você tem dados da cobertura vacinal atingida por grupos?

  • Crianças – 94,73% (Doses aplicadas: 2.305)
  • Trabalhadores da Saúde – 84,86% (Doses aplicadas: 1.099)
  • Gestantes – 86,99% – (Doses aplicadas: 361)
  • Puérperas – 164,71% ( Doses aplicadas: 112)
  • Idosos – 108,74% (Doses aplicadas: 4.331)
  • Professores – 107,71% (Doses aplicadas: 806)
  • Segurança Pública – Sem monitoramento (Doses aplicadas: 113)
  • Comorbidades – 35,39% (Doses aplicadas: 2207)

Muitas pessoas ainda tem certo receio em se vacinar. Qual o conselho que você daria para as pessoas que temem a vacina? A vacina é segura. Podem ocorrer dor no local da aplicação e eventualmente algum outro sintoma leve, mas a vacina não causa gripe, como muitos afirma, pois ela possui apenas fragmentos virais que não podem causar a doença. A Influenza pode ser muito grave, pois os vírus são agressivos, a evolução é rápida e muitas vezes não dá tempo de tratar, evoluindo a óbito, por isso a vacinação é tão importante, ela impede a infecção, e quando ocorre, é muito mais leve. A vacina reduz a gravidade da Influenza, diminui o tempo de internação, e diminui a chance de óbito.

 Qual o número de casos de gripe neste ano em Gramado? Tivemos apenas duas suspeitas, coletamos exames, mas felizmente vieram negativas. O auge de circulação viral é de meados de maio até setembro. O frio está demorando a chegar, por isso não estamos numa situação ruim, ainda.

Qual avaliação que você faz da campanha até o momento?

O trabalho foi intenso, e os resultados vieram. Temos um grande comprometimento da comunidade, que buscou a vacina cedo. Ainda há gestantes e profissionais de saúde para serem vacinados, além de portadores de comorbidades. Para quem ainda não se vacinou, ainda dá tempo.

Botão Voltar ao topo