Cidades do RSRio Grande do Sul

Semana do Meio Ambiente terá intensa programação em Santa Cruz do Sul

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), entidades e instituições parceiras, estão ultimando os preparativos para mais uma Semana do Meio Ambiente. Na programação, que acontecerá de 3 a 8 de junho, uma série de atividades vai envolver, de modo especial, os alunos da rede municipal de ensino.

A cerimônia de abertura será na segunda-feira, dia 3, às 9 horas, na Emef Christiano Smidt, no distrito de Rio Pardinho. Além de pronunciamentos de autoridades e momento cívico, o ato terá apresentação de alunos da escola e plantio de mudas. Já o encerramento será no sábado, dia 8, na Praça Getúlio Vargas, com a Feira de Adoção de Animais. “Preparamos uma semana bem movimentada este ano, com uma extensa programação. Todos os dias teremos atividades dentro das escolas e no final de semana vamos envolver a comunidade”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Raul Fritsch.

Uma novidade que este ano promete mobilizar a garotada dentro da sala de aula é o concurso Meio Ambiente na Escola – 2019, Meu resíduo, minha responsabilidade. Podem participar turmas do 5º ano do ensino fundamental, mediante inscrição. Os alunos deverão confeccionar um brinquedo educativo a partir de materiais recicláveis, reaproveitáveis ou resíduos, como plástico, alumínio, papel, papelão e outros. “O objetivo do concurso é sensibilizar as crianças para as questões de preservação ambiental, consumo consciente e a busca da sustentabilidade, através da arte”, explicou a engenheira ambiental da Semass, Juliana Porn.

No decorrer da Semana do Meio Ambiente, também estão previstas atividades nas escolas municipais de ensino fundamental Vidal de Negreiros, Duque de Caxias, São Canísio, Luiz Schroeder, Dona Leopoldina, José Leopoldo Rauber e Menino Deus. Técnicos da Semass e das entidades parceiras realizarão palestras sobre fauna e flora, preservação das margens do Rio Pardinho, separação de resíduos sólidos e maus tratos aos animais. Outros momentos incluem caminhada ecológica no Parque Ambiental da Souza Cruz e visita ao sítio da ONG Cavalo de Lata.

Na sexta-feira, dia 7, as atividades terão como palco a Praça Getúlio Vargas, com oficinas lúdicas, exposição e distribuição de materiais gráficos, apresentação de projetos, entre outras. Além da comunidade, também participam nesse dia, alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, na parte da manhã, e turmas do Projeto AABB Comunidade, na parte da tarde. Já no sábado, dia 9, a programação permanece na Praça Central, onde os bichinhos do Canil Municipal serão a atração principal em mais uma Feira de Adoção, que ocorrerá das 13h30 às 17h30min. Nesse dia haverá distribuição de mudas à população.

Concurso – As inscrições das turmas que quiserem participar do concurso Meio Ambiente na Escola – 2019, Meu resíduo, minha responsabilidade serão realizadas de 28 a 31 de maio. Após confeccionados, os brinquedos deverão ser entregues na Semass até o dia 7 de junho. Todos os trabalhos serão fotografados no momento do recebimento e ficarão expostos no local. A avaliação e divulgação do resultado final será feita na semana posterior Serão premiados no concurso, o primeiro, o segundo e o terceiro lugar. A comissão organizadora fará a avaliação segundo os critérios criatividade e funcionalidade do brinquedo.

A Semana do Meio Ambiente é uma parceria da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Unisc, Escola Dom Alberto, Coomcat, Farlei Astério, Xalingo S/A, Ecolog Serviços Ambientais, Mercur e Ecosar.

Programação:

Segunda-feira, dia 3

  • Emef Christiano Smidt
    – Abertura da Semana do Meio Ambiente – 9 horas
    – Palestra sobre preservação das margens do Rio Pardinho – Após a cerimônia oficial de abertura
  • Emef Vidal de Negreiros
    – Palestra sobre maus tratos aos animais (Canil Municipal) – 14h
    – Palestra sobre separação de resíduos sólidos – 14h

Terça-feira, dia 4

  • Emef Duque de Caxias
    – Palestra sobre fauna e flora – 8 horas
  • Emef São Canísio
    – Caminhada ecológica – Parque Ambiental da Souza Cruz – 13h30min
    – Quarta-feira, dia 5
  • Emef Luiz Schroeder
    – Palestra sobre resíduos sólidos (Coomcat) – 8 horas
  • Emef Dona Leopoldina
    – Visita ao sítio da ONG Cavalo de Lata – 13h30min

Quinta-feira, dia 6

  • Emef Duque de Caxias
    – Palestra sobre compostagem (Ecosar) – 8 horas
  • Emef José Leopoldo Rauber
    – Caminhada ecológica – Parque Ambiental da Souza Cruz – 13h30min

Sexta-feira, dia 7

  • Emef Menino Deus
    – Palestra sobre resíduos sólidos (Ecolog) – 8h
  • Praça Getúlio Vargas
    – Atividades com turmas do Projeto AABB Comunidade – 8h às 16h

Sábado, dia 8

  • Praça Getúlio Vargas
    – Feira de Adoção (Semass/Canil/ONGs) – 13h30min às 17h30min
Botão Voltar ao topo