NotíciasRio Grande do Sul

Escola Municipal João De Zorzi participa de ato cívico em Caxias do Sul

Projeto realizado em parceria com a Smed visa incentivar patriotismo entre os estudantes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi, no bairro Centenário, junto da Associação Criança Feliz, recebeu, na tarde da última terça-feira (28/05), a 25ª edição do projeto “Valorizar o Civismo e a Cidadania é Legal”. A iniciativa é da Liga de Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, Núcleo de Caxias do Sul, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Estudantes, professores e funcionários das duas instituições interromperam suas atividades rotineiras para prestar uma homenagem à pátria. Os participantes cantaram o Hino Nacional e hastearam as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. O evento contou com apresentações musicais dos estudantes e da banda do 3° Grupo de Artilharia Antiaérea (3o GAAAE) do Exército Nacional Brasileiro.

O presidente da Liga, Marcos Antônio Tronca, explica que a entidade cívica não possui vínculos partidários ou governamentais. “A Liga nasceu com o objetivo de cultuar e propagar o civismo entre os cidadãos. Dentre as atividades que realizamos, estão as ações nas escolas públicas e privadas, onde procuramos mostrar para os estudantes a desvinculação entre governo e pátria”, aponta. De acordo com Tronca, o retorno das ações nas escolas é gratificante. “Deixamos bandeiras nas instituições de ensino, a fim de incentivar e viabilizar o culto aos símbolos nacionais. Algumas escolas que não tinham o hábito de cantar o hino semanalmente, acabaram aderindo”, expõe.

Na Escola João De Zorzi, cantar o hino uma vez na semana já faz parte da rotina. “Receber a Liga pela primeira vez é sinônimo de muito orgulho. Junto da Associação Criança Feliz, estamos sendo reconhecidos e temos a oportunidade de mostrar para as crianças que o civismo vai além de cantar o hino”, diz a diretora Tania de Almeida Neuwald. Ela acredita que o amor à pátria, muitas vezes, é deixado de lado em função das mídias e da violência. “Momentos como esse são muito importantes para desenvolver esse sentimento nas crianças. É preciso que elas tenham um norte, que acreditem em alguma coisa e entendam que têm um lugar para voltar”, declara.

Para o assessor pedagógico da Smed e referência da Cipave, Délcio Cruz Júnior, o trabalho da Liga, como corporação de apoio efetivo, garante uma significativa atividade cívica e cultural de estímulo ao patriotismo na rede municipal de ensino. “A ação também contempla o Eixo de Promoção ao Civismo e à Cidadania da Cipave, uma vez que promove o senso de respeito comunitário, identidade cívica e pertença ao nosso município, estado e país dos estudantes”, aponta.

Na ocasião ocorreu, ainda, a entrega de medalhas de homenagem aos integrantes da diretoria da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Núcleo de Caxias do Sul, e aos familiares do soldado Fabiano Heck Lunkes, que faleceu em confronto no dia 25 de abril.

Botão Voltar ao topo