DestaqueSerra Gaúcha

Hospital de Farroupilha será referência em traumato-ortopedia na Serra Gaúcha

Na tarde de ontem (30) foi anunciado pela secretária estadual da saúde Arita Bergmann  a indicação da habilitação do Hospital São Carlos, de Farroupilha, como unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Assim que habilitado junto ao Ministério da Saúde, o hospital será referência para 34 municípios da região, que juntos têm cerca de 500 mil habitantes.

A solução é resultado de negociação promovida pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e governo estadual, por intermédio da Secretaria da Saúde. O anúncio foi feito na prefeitura de Bento Gonçalves durante reunião da Amesne presidida pelo prefeito Guilherme Pasin, anfitrião do encontro que contou com a presença dos prefeitos das regiões Vinhedos e Basalto (região 25, conforme segmentação da secretaria da saúde) e Uvas e Vales (26).

Publicidade

“Vamos dar acesso a pacientes com necessidade de atendimento na área da alta complexidade em traumatologia e ortopedia na própria região. Isso tem um significado e uma importância muito grandes”, afirma a secretária. “Estamos criando a possibilidade de fortalecer a regionalização da saúde e mostrando que, com a união de esforços entre os responsáveis pela saúde (União, Estado e municípios), é possível viabilizar um serviço de extrema importância para o cidadão dessa região.”

Com a habilitação de oito leitos, o São Carlos poderá fazer cerca de 16,5 mil procedimentos por ano. O financiamento será tripartite, com contrapartida da União, do Estado e dos municípios. Está previsto um remanejo da ordem de R$ 1,6 milhão anuais do financiamento MAC (Média e Alta Complexidade) de Caxias do Sul para Farroupilha para a realização dos procedimentos cirúrgicos e das consultas de traumato-ortopedia.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios