Rio Grande do Sul

Medicina da Unisinos inicia em agosto estágios no Hospital São Camilo

A partir de agosto, 60 acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),  de São Leopoldo, estagiarão na Fundação de Saúde Pública São Camilo (Hospital São Camilo). A parceria prevê a atuação dos alunos, supervisionados por médicos e seus professores, no atendimento de exames físicos de pacientes nas alas pediátrica e clínica. Em sistema de rodízio, os alunos, divididos entre grupos de seis e oito pessoas, atenderão uma vez por semana.

O convênio, firmado em novembro de 2018 no Hospital, não envolve a substituição de profissionais médicos na prestação de serviços, mas sim a inserção dos estudantes em um ambiente hospitalar. Na manhã desta terça-feira (4), representantes da coordenadoria do curso de Ensino Superior e a gerência da Fundação reuniram-se no auditório do São Camilo para falar sobre o projeto.

O coordenador do curso de Medicina da Universidade, Luciano Passamani Diogo, declarou que os estudantes, que estão iniciando o quinto semestre, estão aprendendo a realizar exames, a dar diagnóstico de pacientes e a fazer abordagem humanizada. Luciano apontou, ainda, que os alunos estão bem orientados sobre o comportamento perante o trabalho. Quem conduziu a apresentação do projeto foi a coordenadora do programa de aprendizagem da Unisinos, Laura Bahlis. No ato, ela apresentou a estrutura do curso, iniciado no segundo semestre 2017, a divisão dos alunos em grupos e em quais campos de saúde eles atuarão a partir do semestre que vem.

Ao final da reunião, Luciano e Laura conheceram as dependências do Hospital, mapeando e conhecendo as diferentes alas disponíveis. Como contrapartida à parceria, a Unisinos repassará ao Hospital uma remuneração de acordo com horas e alunos envolvidos, além de oferecer cursos para os funcionários.

Botão Voltar ao topo