Cidades do RSRio Grande do Sul

Daniel Guerra anuncia construção de duas escolas no Campos da Serra

Obras das duas instituições, uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental, foram divulgadas em Gabinete Itinerante

O prefeito Daniel Guerra realizou mais uma edição do Gabinete Itinerante, nesta quinta-feira (06/06), no loteamento Campos da Serra. Neste programa da administração municipal, o chefe do Executivo, secretários municipais e presidentes de autarquias vão até os bairros de Caxias do Sul para ouvir demandas e repassar retornos diretamente para a população. Nesta noite, os moradores do Campos da Serra lotaram o Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças e receberam anúncios importantes de obras e serviços para a localidade.

Entre os anúncios, Daniel Guerra afirmou para os moradores que serão construídas duas escolas no Campos da Serra com recursos municipais: uma de Ensino Fundamental e outra de Educação Infantil. O investimento total da Prefeitura de Caxias do Sul será de quase R$ 8 milhões.

“No Gabinete Itinerante, nós assumimos compromissos com a população do que é financeiramente possível e que tenha interesse público efetivamente. A comunidade do Campos da Serra apresenta, há anos, a demanda para ter duas escolas aqui e nós iremos fazer. Tudo com recursos próprios”, explicou o prefeito.

A licitação para contratação de empresa para as duas obras devem sair até o fim do ano. A Escola de Ensino Fundamental contará com pátio coberto, playground com diversos brinquedos infantis e 16 salas de aula. A capacidade da escola é de 550 alunos por turno. Serão 2.550 m² de área construída, ao longo de dois pavimentos principais.

Prefeito Daniel Guerra

Durante o Gabinete Itinerante, a comunidade reivindicou a pavimentação de ruas e os pedidos serão atendidos pela prefeitura. Serão asfaltados 500 metros da Estrada Municipal Manoel Pedrotti, na comunidade de Nossa Senhora das Graças, num investimento de quase R$ 1 milhão de reais. O asfalto facilitará o escoamento da produção agrícola e o tráfego de ônibus e caminhões nesse trecho. Além disso, também serão asfaltados 100 metros da rua Luiz Gaio, conhecida como Rua das Adutoras, em uma parceria da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Ainda será feito o programa de Pavimentação Comunitária nas ruas Porto Belo, Álvaro Pereira, Leocádio Pistorello e na Avenida Belvedere. Na iniciativa, a administração paga 80% da obra.

Daniel Guerra também reforçou a iniciativa desta administração em fornecer uniformes e kits escolares aos estudantes da rede municipal.

“Eu achei bem interessante o Gabinete Itinerante, porque a gente se sente acolhido. Parece que a gente fica esquecido aqui, mas hoje com a vinda do prefeito vemos que a nossa comunidade do Campos da Serra não está abandonada”, comentou Nádia Silva.
Já Roseli do Nascimento ficou feliz com a notícia da construção das escolas.

“Isso é maravilhoso. O meu filho não conseguiu vaga na escola municipal. Agora, com novas escolas aqui vai ser muito bom, vamos ter vagas para as crianças. Além disso, poder ganhar os uniformes escolares é sensacional”, avaliou.
O prefeito também destacou a abertura de um novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Campos da Serra, vinculado à Fundação de Assistência Social (FAS), para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. E ainda, reforçou a mudança para os beneficiados da Tarifa Social de Água. Anteriormente, pelo menos 80% dos moradores tinham que estar com cadastro atualizado na FAS, o que dificultava o acesso ao benefício, principalmente pela mudança constante de residência e de cidade. Agora não há mais a obrigatoriedade desse critério.

“Esse prefeito é humano, ele é nota 10. E vir aqui até o bairro e nos escutar é muito importante. Isso faz a diferença e demonstra que ele é do povo”, elogiou Karin Selau.

Botão Voltar ao topo