Rio Grande do Sul

Comitiva da Bahia visita agroindústrias familiares de Bento Gonçalves

Nesta quinta-feira, 6, uma comitiva da secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia veio a Bento Gonçalves, com o intuito de conhecer as agroindústrias familiares do município.

O grupo visitou estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e no Selo Sabor de Bento, a fim de analisar a estrutura e organização dos mesmos, como a agroindústria Ovos Polônia – que possui registro no SIM e no Selo Sabor de Bento – e a Quejaria Valbrenta, também registrada no SIM.

Segundo a comitiva, 70% do alimento do estado Baiano provêm do agricultor familiar. “Queremos desenvolver projetos de primeiro porte na agricultura familiar na nossa região. Escolhemos o Rio Grande do Sul devido ao destaque no Susaf, que com isso conseguiram fomentar a economia no Estado. Dentre os municípios gaúchos, Bento é case de sucesso no Serviço. A vivência desta semana está sendo uma pós-graduação”, brincou Gomes.

Na parte da tarde, os cinco visitantes foram recebidos pelo vice-prefeito Aido Bertuol. “O trabalho realizado em Bento está sendo reconhecido nacionalmente. Temos que valorizar o que temos de melhor e estimular a nossa agricultura familiar”, destacou Bertuol.

A reunião também foi acompanhada pelo secretário da Agricultura, Dorval Brandelli, coordenadores dos distritos, Henrique Núncio e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Cristiano Selbach.

Integraram a comitiva, o diretor Estadual de Agroindústrias da SDR, Wanderley Gomes, fiscal Estadual Agropecuário do RS Diego Viedo Facin, engenheiro civil da Secretaria José Jorge Mascarenhas Moura e os médicos veterinários Paulo Roberto Pinheiro Lopes e Vanessa Fonseca.

Selo Sabor de Bento e SIM

Criado em 2013, o Selo Sabor de Bento criou uma marca para os produtos locais, gerando uma identificação da comunidade. O selo tem por finalidade agregar valor aos produtos e estimular o consumo, por meio da certificação de qualidade. Atualmente, 31 agroindústrias integram a iniciativa.

Já o SIM faz o registro e fiscaliza os estabelecimentos que se dedicam ao abate, industrialização e/ou comércio de produtos de origem animal. O Serviço de Bento é modelo em questões de estrutura administrativa, legislação e organização.

Botão Voltar ao topo