NotíciasRio Grande do Sul

Servidores municipais são treinados para cuidar dos jardins de Caxias do Sul

Integrantes de equipes que atuam no cultivo e manutenção de canteiros e praças públicas realizaram curso nesta semana

O curso de jardinagem destinado para servidores que atuam no plantio, cultivo e manutenção de plantas e flores das áreas públicas de Caxias do Sul encerrou nesta quarta-feira (12/06). Representantes das secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Obras e Serviços Públicos (Smosp) e Meio Ambiente (Semma) participaram da capacitação.

O curso tem por objetivo capacitar os servidores para implantar e manter jardins internos e externos, utilizando noções de botânica, condições ambientais e tratos culturais. O conteúdo abordou temas como jardinagem, ecologia, partes da planta e suas funções, grupos de plantas e uso para jardim, caracterização do solo, irrigação, seleção, distribuição e plantio de mudas, manutenção das plantas de interior, exterior e ferramentas utilizáveis, controle de pragas, doenças e uso de equipamentos de segurança e higiene.

O servidor Ramão Alberto Santos da Silva trabalha no Horto Municipal e garante que as técnicas poderão ser aplicadas imediatamente. “As dicas para o plantio, controle de pragas, poda, limpeza e ornamentação permitem que cultivemos plantas mais bonitas para serem levadas aos parques e praças do Município”, disse. O curso teve carga horária de 24 horas mesclando conteúdos teóricos e práticos.

A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) em parceria com o Sindicato Rural de Caxias do Sul e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS). O curso foi ministrado pela professora Sonja Boechat.

A prefeitura é responsável pela manutenção de canteiros como os da extensão da avenida Júlio de Castilhos, além de parques como Cinquentenário e Getúlio Vargas (Macaquinhos), áreas de lazer como a Lagoa do Rizzo e as praças, como a Dante Alighieri e a da Bandeira. O Horto Municipal produz aproximadamente 500 mil mudas ao ano, que são destinadas para o embelezamento desses espaços e ações educativas e de conscientização desenvolvidas pelo Município.

Assessoria de Imprensa – SMRH

Botão Voltar ao topo