NotíciasRio Grande do Sul

27ª Fenadoce é aberta com otimismo no desenvolvimento regional

Além dos gestores municipais, o evento contou com a participação do governador Eduardo Leite que fez anúncios na área da cultura e preservação do patrimônio

Na noite desta quinta-feira (13), foi aberta oficialmente a 27ª edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, do vice Idemar Barz, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e demais autoridades civis e militares. O evento começou no dia 5 e segue até 23 de junho, movimentando o turismo da região e valorizando a tradição doceira, patrimônio imaterial pelotense.

Em meio a Cidade do Doce, a prefeita Paula resumiu a feira como aquilo que a cidade tem de melhor. Os talentos locais, a capacidade empreendedora da população, o olhar que a iniciativa privada voltou para a região são, conforme a chefe do Executivo Municipal, reflexos da atuação do Poder Público, que tem tratado de abrir as portas do município para quem gera renda, riquezas e desenvolvimento.

“A Fenadoce é a grande vitrine dos nossos talentos, das pessoas empreendedoras que criaram a história dessa cidade, que já passou por momentos difíceis, mas se recupera. Os talentos fizeram de Pelotas um polo educacional e cultural, com um patrimônio reconhecido por todos os brasileiros. Temos essa honra porque homens e mulheres criaram isso juntos, acreditaram nos nossos potenciais. E agora nós temos que deixar o nosso legado”, disse Paula.

Ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite agradeceu a oportunidade de voltar à Fenadoce na 27ª edição, agora como governador do Estado, e ressaltou o tamanho do desafio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para concretizá-la.

“A realização dessa feira é uma inspiração para enfrentarmos as dificuldades que todos temos no dia a dia, principalmente quem empreende. O cenário é hostil, com carga tributária elevada, infraestrutura precária e burocracia pesada, mas os organizadores da Fenadoce, assim como outros tantos gaúchos, não se intimidam, e com coragem e dedicação superam os desafios e conseguem gerar tanta riqueza e eventos bonitos como este”, ressaltou Leite.

Prefeita destacou os talentos locais e o empreendedorismo da população como fatores que levam a cidade a se desenvolver, mesmo em meio a crise. Fotos: Gustavo Vara

Desenvolvimento regional

A Fenadoce também recebeu na quinta-feira uma série de anúncios com enfoque no desenvolvimento de Pelotas e da Zona Sul, tanto da iniciativa privada quanto do Governo do Estado. Já em sua chegada na feira, Eduardo Leite fez a entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros, que vem para qualificar o atendimento aos chamados.

Ainda na oportunidade, a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) firmou um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais prevê a recuperação do acervo de pinturas do Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, por meio da parceria com o corpo técnico da Sedac e da UFPel, através dos cursos de Museologia e Conservação e Restauro. Parte da equipe é a mesma que atua com os materiais encontrados na cápsula do tempo de Yolanda Pereira, e que também restaurou as pinturas do Paço Municipal.

O governador ainda anunciou o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a ser celebrado em 17 de agosto, seguindo exemplo do que ocorre em Pelotas. Nesta data, será oficializado o tombamento da sede do Banco Pelotense e assinado o decreto que regulamenta o Registro do Patrimônio Imaterial no Rio Grande do Sul.

Por fim, os gestores municipais e estaduais prestigiaram o lançamento do empreendimento hoteleiro Ibis Styles Hotels, da rede Accor. O investimento de R$ 42 milhões, na avenida Dom Joaquim, começará a ser construído em julho, gerando novos empregos na área da construção civil.

Botão Voltar ao topo