NotíciasRio Grande do Sul

Programa Rota 2030 é apresentado em Caxias do Sul

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR, promoveu ontem (13), em Caxias do Sul, um seminário para discutir a implementação do Programa Rota 2030 no Rio Grande do Sul. Representantes de empresas ligadas à cadeia automotiva do estado participaram do encontro, no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS. Das 32 empresas habilitadas ao programa no país, 15 são do Rio Grande do Sul e seis estão em Caxias.

Durante o seminário, o coordenador do Rota 2030 no Ministério da Economia, Ricardo Zommer, falou sobre a importância da iniciativa para a cadeia automotiva brasileira e gaúcha. Ele também explicou como as empresas podem ter acesso e falou sobre os benefícios do programa. Ainda durante o seminário, o sócio-diretor da Pieracciani Consultoria, Francisco Tripodi, afirmou que quase 90% das empresas do setor automotivo ainda não se habilitaram ao programa e lembrou que nunca houve tanto recuso disponível para projetos de inovação. Neste sentido, o diretor de assuntos governamentais da Toyota do Brasil, Thiago Sugahara, falou sobre as tecnologias de veículos híbridos e as perspectivas da eletromobilidade para o setor no país e no mundo.

Um dos principais instrumentos para promover a participação de empresas gaúchas no Rota 2023 é o programa de Mobilidade Urbana, Logística e Transportes – MULT, da SEDETUR, que está realizando uma série de eventos pelo estado para divulgar a iniciativa federal. A coordenadora do MULT e chefe da Assessoria Técnica da secretaria, Maria Paula Merlotti, foi uma das organizadoras do evento em Caxias do Sul. Também participaram representantes da Agrale e da Universidade de Caxias do Sul.

Botão Voltar ao topo