Serra Gaúcha

Prefeitura quer construir um novo e moderno hospital em Canela

Diversos setores estão sendo ouvidos para avaliação da parceria público-privada

A Administração Municipal, capitaneada pelo prefeito Constantino Orsolin, está realizando uma série de reuniões com diversos segmentos da sociedade, a partir de uma ideia de parceria público-privada visando à construção de um novo e moderno hospital para o município de Canela. O espaço público que entraria em negociação é a área onde ficam localizadas as Ruínas do Cassino, em um terreno de 33 mil m².

Mediante a adesão satisfatória por parte da comunidade, a Administração pretende concretizar a proposta. Primeiro, deverá elaborar lei específica para aprovação do Legislativo; depois, lançará o edital abrindo a concorrência à iniciativa privada para a parceria.

Publicidade

Em contrapartida, a empresa que cumprir com todos os requisitos previstos no edital e for a vencedora do processo licitatório deverá construir um novo e moderno hospital em uma ampla área no bairro Canelinha, às margens da RS-235. A Administração prevê a construção do hospital com 4.000m² de área construída, com 52 leitos disponíveis, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “São terrenos que, atualmente, não produzem nada e só geram prejuízos aos cofres municipais. Queremos que a comunidade tome conta desta ideia e se manifeste”, destaca o prefeito Constantino Orsolin.

ASSOCIAÇÕES DE MORADORES

Na manhã de sábado (15), o prefeito Constantino Orsolin, acompanhado por secretários municipais, recebeu em seu gabinete presidentes e representantes de diversas associações de moradores do município e outras entidades, com o objetivo de apresentar a proposta de construção do novo hospital.
Na ocasião, os líderes comunitários ouviram atentamente o chefe do Executivo e puderam opinar sobre o tema. “Foi um encontro muito produtivo e agradecemos ao governo por possibilitar voz ativa às associações antes de assinar um projeto tão importante como esse”, comentou Fladimir Bonn – presidente da Associação de Moradores do Bairro São Luiz.

“Esta Administração faz história ao ouvir as demandas e reivindicações dos bairros. A saúde está sempre em primeiro lugar e aprovamos essa ideia”, afirmou Antônio Jaílson Silveira – presidente da Associação de Moradores do Bairro Maggi.

Publicidade

DEBATES ENVOLVERAM ACIC E COMUNIDADE

Já na manhã de segunda-feira (17), também no gabinete do Prefeito, ocorreu uma reunião com membros da diretoria da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Canela) para tratar sobre a pauta do novo hospital. O prefeito Constantino Orsolin apresentou a proposta e ouviu sinalizações positivas dos representantes da entidade empresarial.

“É uma ideia fantástica, tendo em vista que um novo hospital é um apelo da nossa comunidade. Ouvir a população para receber críticas e sugestões é fundamental, pois juntos somos muito mais fortes”, frisa Ronaldo de Paula, presidente da ACIC.
O Poder Executivo realizará uma série de reuniões nos próximos dias, com o intuito de debater e propagar este tema em todos os setores da sociedade canelense. “É um patrimônio público valoroso, e a população está recebendo essa ideia com muito entusiasmo. Peço que todos participem deste processo, já que o hospital é de todos nós”, destaca o prefeito Constantino Orsolin.

AGENDA DE REUNIÕES

Segunda-feira – 24 de Junho
Manhã
– Lions, Rotary Clube, Fundação Cultural, Servidores da Secretaria de Obras/Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

Terça-feira – 25 de Junho
19h – Bairro São José/Escola Serafina Seibt

Quarta-feira – 26 de Junho
19h – Bairros São Rafael e Distrito Industrial
Local: Escola Severino Travi

Quinta-feira – 27 de Junho
19h – Bairro Eugênio Ferreira/Palace Hotel
Local: Escola Diva Pedroso da Cunha

Sexta-feira – 28 de Junho
19h – Bairros Saiqui e Jardim das Fontes
Local: Sede Associação de Moradores do Saiqui

Sábado – 29 de Junho
9h – Esportistas
Local: Câmara de Vereadores

Dia 2 de Julho
19h – Bairros São Luiz e Bom Jesus
Local: Escola Dante Bertoluci

Dia 3 de Julho
19h – Bairros Leodoro de Azevedo e Cedro
Local: Sede Associação de Moradores do bairro Leodoro de Azevedo

Dia 4 de Julho
19h – Bairros Santa Marta e Dante
Local: Ginásio Municipal

Dia 5 de Julho
19h – Bairros Canelinha e Ulisses de Abreu
Escola Neusa Mari Pacheco (confirmar)

Dia 8 de Julho
19h – Bairro Boeira
Local: Salão Comunitário da Capela São Francisco de Assis

Dia 9 de Julho
19h – Bairros SESI e Chacrão
Local: Escola João Alfredo Corrêa Pinto

Dia 16 de Julho
19h – Bairros Loteamento Central e Maggi
Local: Salão da APAE

Dia 17 de Julho
19h – Bairros Santa Terezinha/Alpes Verdes e Maggi
Local: Escola Santa Terezinha

Dia 18 de Julho
19h – Bairros São Lucas, Irma e Miná
Local: Escola Municipal Bertholdo Oppitz

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar