CASANEWSDestaque

Ambiente infantil com tendência Lagom na CASACOR Paraná

Nem pouco e nem muito: apenas o suficiente para uma vida equilibrada e feliz. Essa pode ser considerada uma das premissas da tendência escandinava de lifestyle chamada Lagom. De origem sueca, o Lagom busca a moderação em todos os aspectos, por isso, envolve a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras, o comportamento no ambiente de trabalho, a busca por um contato maior consigo mesmo e, é claro, a decoração. Na CASACOR Paraná 2019, essa proposta aparece forte no ambiente Suite do Menino, assinado pelas designers de interiores Renata Fraidg e Monica Pajewski.
“Refúgio Escandinavo do Pedro”: o nome que as profissionais escolheram para o espaço já diz muito sobre o conceito. “Uma mostra de decoração tem que trazer algo novo, um olhar diferenciado sobre o espaço. Por isso, quando pensamos em como fazer o quarto do menino, a ideia foi fugir do padrão tradicional cheio de armários e nichos que favorecem o acúmulo de brinquedos e objetos que logo caem no desinteresse da criança”, explicam as profissionais.
Para as designers, o Lagom não precisa ser vivenciado apenas por adultos, mas se tornar um estilo de viva vivenciado desde a infância. “O escandinavo traz a proposta de criar um ambiente acolhedor, interativo, que prioriza a simplicidade e o convívio com os familiares. Essa harmonia está muito ligada ao universo infantil! A criança se sente acolhida e tem a sua criatividade estimulada ao ficar longe dos excessos”.
Na decoração, o estilo escandinavo se manifesta pelo uso de materiais naturais, mobiliário de linhas retas e simples, paleta de cores com tons pastel e aconchegantes e objetos que tenham valor sentimental para quem utiliza aquele espaço. Mais do que um ambiente esteticamente agradável, o objetivo é criar um cenário com o qual a pessoa tenha conexão emocional, onde crie um sentimento de pertencimento.
Existem muitos elementos de design no ambiente que evidenciam o estilo escolhido e fazem uma convergência entre esse conceito e o tema da mostra desse ano, Planeta Casa. “Utilizamos peças próprias da decoração escandinava nos três pilares que definem o tema da CASACOR. No quesito sustentabilidade, utilizamos mobiliário de tronco de árvores resgatados na natureza, piso de madeira natural, lápis ecológico feito de gravetos. No campo da afetividade, apostamos em itens de trabalho artesanal, como o crochê, a cestaria, uma decoração simples e genuína. E o espaço também tem tecnologia com a automação da iluminação, áudio e sonorização controlada por smartphone, TV com sistema de elevação, que se eleva do armário quando for utilizada”, descrevem Renata e Monica.
Outro detalhe que também é marcante na decoração Lagom e aparece nesse projeto são as plantas que trazem a natureza para dentro de casa, fortalecendo esse equilíbrio e a busca pela introspecção. As profissionais ressaltam que o estilo Lagom incorporado ao design de interiores é um reflexo da busca por um estilo de vida mais saudável.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar