Rio Grande do Sul

Operação Solidariedade mobiliza policiais civis para doação de medula óssea

Cerca de 120 policiais dos municípios do Vale dos Sinos, que compõe a 3ª DPRM, participam até o dia 27 de junho da Operação Solidariedade, em que o objetivo é formar cadastro voluntário dos servidores para doação de medula óssea. O movimento foi organizado em parceria com a Coordenação do Curso de Biomedicina da Universidade Feevale, que está realizando o cadastro de voluntários no Centro Integrado de Especialidades em Saúde, o CIES, em Novo Hamburgo.

Na Polícia Civil, a iniciativa partiu do Delegado Rogério Baggio, titular da DPHPP de Novo Hamburgo, que mobilizou os colegas policiais. “Levamos a proposta ao Diretor da 3ª DPRM, Del. Eduardo Hartz, que imediatamente acatou a ideia. A partir de então, começamos a nos organizar. Trabalhamos muito com a morte e pensamos em como também poderíamos trabalhar com a vida”, comentou o Delegado.

De acordo com a coordenadora do Curso de Biomedicina da Feevale, professora Simone Rossetto, o cadastro é aberto ao público e consiste no preenchimento de uma ficha, de um Termo de Consentimento e da coleta de 5ml de sangue do braço. Os materiais farão parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que beneficia pessoas no mundo todo, já que atua articulado aos cadastros de vários países. Havendo compatibilidade com o paciente, o doador realiza alguns exames clinicos e labotaroriais para realizar o procedimento, em que é retirada a medula do interior dos ossos da bacia, por meio de punções. A intervenção dura cerca de 90 minutos e requer internação de 24 horas. “A medula óssea se recompõe em apenas 15 dias”, lembra a professora.

SERVIÇO

Pré-requisito: ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Período: de 25 a 27 de junho de 2019.
Dias: 25, 26 e 27 de junho de 2019.
Horário: terça, das 13h30min às 21h; quarta-feira, das 8h às 21h e quinta-feira, das 8h às 17h.
Telefone para informações: (51) 3586-8800

Botão Voltar ao topo