Rio Grande do Sul

Passo Fundo: Jogos de Integração chegam à terceira edição

O objetivo do evento promovido pela Prefeitura de Passo Fundo é valorizar a prática esportiva

Foram abertos oficialmente na manhã desta segunda-feira (24) os Jogos de Integração das Escolas da Rede Municipal de Ensino, que chegam este ano à terceira edição. O objetivo do evento promovido pela Prefeitura de Passo Fundo é valorizar a prática esportiva, o espírito de equipe e o respeito pelos outros. Este ano participam cerca de mil alunos, inscritos nas seguintes modalidades: futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez e atletismo, oriundos de 22 escolas da rede municipal.

Em cerimônia realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Pasqualini, o prefeito Luciano Azevedo deu o pontapé inicial e declarou abertos os jogos, na presença de atletas de todas as escolas. “Enxergamos o esporte como uma alternativa muito importante na vida das pessoas. E pensamos assim não só na intenção de formar atletas em todas as modalidades, mas porque o esporte é mais que isso: é convivência, respeito, solidariedade e divisão de responsabilidades”, salientou.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou ainda que esta administração fez e está fazendo os maiores investimentos da história na construção de novas quadras de esporte nas escolas e na melhoria de diversas outras, com cercamento e coberturas. “Trabalhamos o esporte junto com a educação acreditando que assim podemos formar cidadãos melhores para o futuro”, destacou Luciano.

Para o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver, o momento foi de destacar a persistência de professores, diretores e alunos. “Destaco a persistência das escolas, porque apostaram na iniciativa de resgatar os jogos entre as escolas da rede municipal e por acreditarem, há três anos, na continuidade dos Jogos de Integração. A persistência dos professores de educação física por acreditarem no potencial dos alunos, o que faz com que hoje tenhamos atletas que estão disputando os jogos pela terceira vez. E a persistência dos alunos, sempre mostrando interesse em participar”, argumentou o secretário.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador João dos Santos afirmou a importância de proporcionar atividades dessa natureza para os estudantes. “O que está acontecendo hoje aqui, com os Jogos de Integração, é a semente do que pode acontecer no futuro, dando alternativas para que os jovens tenham atividades fora das ruas”, comentou.

A abertura oficial teve ainda o Hino Nacional executado no saxofone pelo aluno da Escola Senador Pasqualini, Eduardo Dutra Erber, e juramento feito pela aluna Taíssa do Nascimento.

Botão Voltar ao topo