Rio Grande do Sul

Teatro para crianças, jovens e adultos em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), segue promovendo as Oficinas de Arte com aulas para todas as idades. As oficinas utilizam uma ideia lúdica para retratar acontecimentos, inclusive os cotidianos, trazendo sempre textos como reflexo de pensamentos, épocas e vivencias, representando períodos que a sociedade vive ou viveu. Além de exercícios de concentração e dinâmicas que trabalham o desenvolvimento pessoal, jogos e brincadeiras lúdicas. “Hoje a oficina de teatro é uma das mais procuradas. Temos turmas com mais de 30 alunos”, conta a técnica em artes cênicas e oficineira das turmas infantis, Izabel Cristina da Silveira.  “O principal objetivo é o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Temos tido bons retornos de pais, professores, psicólogos e até mesmo fonoaudiólogos, que sempre nos contam sobre a evolução das crianças e jovens.”

O projeto Oficinas de Arte é realizado entre os meses de maio e dezembro e tem como objetivo fortalecer a cultura do Município, oferecendo para a comunidade oficinas gratuitas de diversos segmentos. No teatro em específico, conta-se com turmas infantis, juvenis e adultas. As aulas são realizadas sempre no salão da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos (Igreja Matriz), rua Cônego Pedro Vagner, 717, nos turnos da manhã, tarde e noite uma vez por semana. “O que levamos deste projeto é a importância extraordinária da cultura para uma comunidade. A história, literatura e a arte de uma cidade contam muito para que haja o aprofundamento do saber em uma sociedade”, reflete Izabel.

Subindo no palco

Nas turmas juvenis e adultas, o ritmo se torna mais intenso e o foco é conseguir elaborar um espetáculo para ser apresentado ao fim do período das oficinas. Normalmente as turmas escolhem textos prontos e o trabalho é desenvolvido em cima disso. “Este ano, nossas turmas são grandes e por isso estamos pensando em escrever nossos textos do zero”, conta o oficineiro Flávio Ávila. Seguindo a mesma temática das oficinas infantis, para os jovens e adultos os exercícios são um pouco mais profundos, com técnicas que buscam percepções, sensações e sentimentos. “Tiro de dentro de cada um tudo que posso, para depois conseguir colocar um personagem neles”.

Confira os dias e horários das Oficinas de Teatro

ADULTO

  • (a partir de 16 anos)
  • Oficineiro: Flávio Ávila
  • Terças e quartas-feira – das 19h30 às 21h30

JUVENIL

  • (de 12 a 15 anos)
  • Oficineiro: Flávio Ávila
  • Quartas-Feiras- das 17h30 às 19h

INFANTIL

  • (de 6 a 11 anos)
  • Oficineira: Izabel Crisitna
  • Quartas-Feira – das 9h30 às 11h
  • Quintas-Feira – das 18h às 19h30

Busca por aprofundamento

Para quem busca aprofundamento, foi criado o Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí (GET). Ministrado por Izabel Cristina, os encontros ocorrem todas as terças-feira, das 19h30 às 21h30, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato.

Como o grupo foi formado por alunos das oficinas adulto, o pré-requisito para participar é ter experiência na área e faixa etária a partir de 16 anos. Um dos objetivos principais é conseguir se apresentar em outros locais representando Gravataí.

Botão Voltar ao topo