Rio Grande do Sul

Sicredi Pioneira RS inaugura museu revitalizado em Nova Petrópolis

Um dos pontos turísticos mais cultuados de Nova Petrópolis, o Parque Aldeia do Imigrante foi fundado pela prefeitura do município, nos anos 1970, em comemoração aos 150 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Dividido em duas grandes estruturas – Aldeia Bávara e Aldeia Histórica – o local passou a ser administrado pela Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria, a partir de concessão pública, em abril de 2018, quando iniciaram as obras de revitalização.

Ocupando uma área de 37,60 metros quadrados na Aldeia Histórica, um museu contempla rico acervo de objetos, documentos e fotografias, que reportam à chegada dos primeiros imigrantes alemães em Nova Petrópolis; além da história do cooperativismo no sul do Brasil, trazido da Europa pelo padre suíço Theodor Amstad. O jesuíta fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad (“Bauernkasse”), em 1902, na comunidade de Linha Imperial. Inspirada no modelo alemão de cooperativismo “Raiffeisen”, a Caixa se transformou no que é hoje a Sicredi Pioneira RS. O resultado da revitalização do museu, sob responsabilidade da Sicredi Pioneira RS, foi conhecido pela comunidade na sexta-feira (28).

Apesar de mínimas intervenções na edificação para preservar a estrutura original, por se tratar de um patrimônio municipal, o Museu Sicredi dispõe de novas instalações elétricas e uma proposta mais interativa para as cerca de 170 mil pessoas que visitam o Parque Aldeia do Imigrante, anualmente. Para desenvolver o projeto de revitalização, a cooperativa de crédito buscou os serviços da doutora em Planejamento Urbano e especialista em Políticas e Gestão Cultural, Cristina Seibert Schneider, da Patrimonium Gestão e Produção Cultural, que fez algumas melhorias. Entre elas estão a adequação do mobiliário e o acervo, que foi reaproveitado, sendo eliminadas as peças repetidas em exposição. A história passa a ser contada por meio de seis painéis, utilizando atividades lúdicas que misturam a modernidade da tecnologia digital com artigos, fotos e documentos do Século XIX.

Botão Voltar ao topo