Cidades do RSRio Grande do Sul

Ivoti: 32ª Kolonistenfest empossa casal da Colônia Japonesa

A 32ª Kolonistenfest foi apresentada oficialmente nesta segunda-feira (1º), na Sociedade Harmonia. Foi na presença dos grupos de Ivoti e da região, durante o tradicional Baile da 3ª Idade do Grupo Encontro da Saudade, que o casal Yoshimichi e Teruyo Kubo recebeu as faixas, tornando-se o Kolonistenpaar de 2019.

O prefeito Martin Cesar Kalkmann lembrou do trabalho da comunidade agrícola e da importância da Colônia Japonesa para Ivoti. “Essa diversidade cultural tem grande valor”, falou, ao lado do vice-prefeito Roberto Schneider, da presidente do Legislativo, Marli Heinle Gehm e da da secretária de Desenvolvimento, Denise Rodrigues da Silva, além do casal presidente do Grupo de 3ª Idade, Isolde e Ernesto Skonetski, bem como de Ana Luisa e Sérgio Gaspar Müller, que transmitiram a faixa para o novo casal, bem como da diretora de Turismo, Raiama Trenkel e da diretora de Cultura, Marines Teckemeier.

A Kolonistenfest ocorrerá nos dias 20 e 21 de julho. Os destaques são os Jogos Rurais, no sábado, na Colônia Japonesa. No domingo, às 9h30, ocorrerá a celebração ecumênica seguida pelo Desfile Festivo, às 10h, passando pela Avenida Presidente Lucena e Rua São Leopoldo e seguindo até a Sociedade Harmonia, que sediará a programação deste ano com almoço, bandinha típica, atrações culturais e baile. Outro destaque é que, neste ano, as Escolas do Campo organizam uma oficina prática no meio rural, entre os dias 11, 15 e 16 de julho.

Colônia Japonesa
O Vale das Palmeiras também é conhecido como Colônia Ivoti ou Colônia Japonesa. Em 1966, ou seja, há 53 anos, teve início a colonização japonesa nesta localidade, por iniciativa de 26 famílias de imigrantes japoneses, que residiam e trabalhavam na região da Grande Porto Alegre, e sentiam a necessidade de união e organização. Inicialmente produziam hortigranjeiros e frango de corte. Atualmente, formam a maior colônia japonesa do Estado, com 35 propriedades, onde se destacam a produção de uvas finas de mesa, flores de corte, caixaria e vasos, hidroponia e cultivo de mudas de hortaliças.
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira é atuante e procura manter as tradições de origem oriental, promovendo eventos como o Undokai (gincana esportiva) e o Enguekai (atividades culturais).

Botão Voltar ao topo